AME destina 89 vagas para pacientes de Ipeúna
Publicado em: 10 de novembro de 2011
Os pequenos municípios da região utilizam em grande escala o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Rio Claro para realizar os procedimentos ambulatoriais e clínicos que não são oferecidos pelas redes municipais de saúde. É o caso da cidade de Ipeúna que usa mensalmente todas as 89 vagas destinadas pela unidade.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura, o município tem direito a 59 consultas em diversas especialidades e 30 exames. A maioria das consultas ocorre nas áreas de oftalmologia e ortopedia que respondem por 34 (73,53% do total), sendo 20 e 14, respectivamente. Dos 30 exames, 20 são mamografia, três audiometria e dois ultrassom externo. O restante em outras especialidades.
A secretária de Saúde, Carminha Johansson, comenta que o AME traz grandes benefícios para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) de Ipeúna que utiliza todas as cotas disponibilizadas. "Para nós, usuários SUS do município de Ipeúna, o AME de Rio Claro veio trazer auxílio no atendimento das consultas nas especialidades acordadas. Utilizamos toda a cota disponibilizada, porém, ainda não podemos afirmar que todas as nossas necessidades foram atendidas, principalmente no que se refere à realização de exames específicos, tais como tomografias, ressonâncias", declara.
A secretária diz que está sempre atenta às vagas que não são utilizadas pelos outros municípios para um possível remanejamento em prol da cidade. "Com a ajuda de nossa regional de saúde de Piracicaba temos conseguido resolver pendências cirúrgicas de média complexidade nos demais AMEs", diz Carminha.
O AME tem capacidade para realizar 14.000 procedimentos por mês. Quando as vagas não são utilizadas pelos municípios, são colocadas num "bolsão" de uso coletivo.
Fonte: http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/municipios/ipeuna/83678--AME-destina-89-vagas-para-pacientes--de-Ipeuna -
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email