Dança e música melhoram desempenho escolar
Publicado em: 11 de novembro de 2011
No compasso dos acordes de um violão ou dos delicados passos do balé, o coordenador do Projeto Criança Ativa em Ipeúna, Valter Lopes, com frequência se surpreende aos ver os alunos em ação. A surpresa maior não vem da harmonia das notas musicais ou da facilidade com que uma coreografia é executada, e sim da mudança de comportamento dos alunos. “Desde que iniciamos as aulas de dança e música temos observado uma melhora bastante significativa no comportamento geral dos alunos no que diz respeito à disciplina, socialização, autoestima, concentração, comunicação, criatividade, coordenação, memória, entre outros aspectos, e o reflexo disso está na escola, com uma melhora no desempenho escolar”, comemora. A iniciativa, segundo o prefeito Ildebran Prata, reafirma o compromisso da atual administração de investir na qualidade do ensino e na implementação de ações que resultem na melhoria do bem-estar dos alunos matriculados na rede municipal. “Entendemos que a inclusão do ensino das Artes, principalmente da música e dança, são formas de promover o desenvolvimento cultural, além de serem excelentes instrumentos de inclusão social”, comenta. Além desses ganhos, Valter salienta que a iniciativa vem despertando nas crianças o gosto pela música e revelando novos talentos. “É muito gratificante acompanhar no dia a dia o resultado desse trabalho. Com o passar do tempo, vamos conhecendo as habilidades e o dom de cada um”, afirma. As aulas de violão, balé e “street dance” tiveram início no segundo semestre do ano letivo e incluem os alunos inscritos no Projeto Criança Ativa, mantido pela Prefeitura Municipal, na Escola “Dr. Ulysses Guimarães” nas modalidades violão, balé e “street dance”. As aulas, gratuitas, acontecem no contraturno das aulas regulares. A aluna Gabriela Gonzalez, 12, aprovou a iniciativa. “Poder aprender a tocar um instrumento é muito bom, principalmente porque é perto da minha casa. Quando soube que teríamos a oportunidade de aprender a tocar um instrumento fiquei muito feliz”, comenta. Já a monitora de escola Eliana Regina Garcia, mãe de Beatriz, 10 anos, está feliz com o entusiasmo da filha que está frequentando as aulas de balé. “Ela sempre gostou de dançar e constantemente me pedia para entrar em uma escola, porém, geralmente, as mensalidades são salgadas. As aulas na escola vieram como um presente para ela”, afirma Eliana. A mãe comenta ainda outros aspectos positivos das aulas de dança na escola. “Um deles é a postura, criança geralmente não liga para isso e senta-se e anda de qualquer jeito, com as aulas a Bia passou a adotar uma postura mais correta, mais bonita. Outro aspecto importante é a disciplina que a criança acaba absorvendo de uma forma natural. Percebi que ela está mais responsável com os horários e com suas tarefas, e isso é muito bom”, ressalta.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=277:danca-e-musica-melhoram-desempenho-escolar&catid=27:noticias-2011&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email