Atendimento fonoaudiológico contribui para melhor desempenho dos alunos
Publicado em: 09 de dezembro de 2011
O tratamento dos problemas da fala, da voz, distúrbios de aprendizagem de leitura e escrita tem melhorado as condições de alfabetização de crianças matriculadas na rede municipal e estadual de ensino de Ipeúna.
A Secretaria da Saúde, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), mantém um serviço de fonoaudiologia que atende os alunos da EMEIEF “Ildebran Prata”, EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” e EE “Prof. Marcelo de Mesquita”. A fonoaudióloga Isabela Ferreira da Costa Telles afirma que o tratamento precoce melhora o rendimento escolar. “Desde o ano passado, quando o serviço foi implantado, já atendemos vários alunos. Os problemas são diagnosticados na própria escola, mas os pais também podem procurar o serviço diretamente na Unidade de Saúde da Família”, explica. Entre os casos mais comuns, estão as trocas, omissões e distorções de sons (imprecisão na pronúncia do som); problemas de fala, que podem ser qualquer alteração que dificulte ou impeça a produção dos sons que compõem as palavras, os fonemas. “As alterações mais graves dizem respeito a atrasos no desenvolvimento da linguagem, ou seja, as crianças começam a falar muito tarde”, comenta a fonoaudióloga. De acordo com Isabela, também ocorrem distúrbios de aprendizagem de leitura e escrita, que podem ser decorrentes de vários fatores, como: transtorno global do desenvolvimento, distúrbio de aprendizagem, dislexia (distúrbio específico de leitura e escrita) ou ainda, estar relacionados a fatores de ordem motivacional, emocional, metodológica, social entre outras. Por esse motivo, muitas vezes, a avaliação é feita por uma equipe multidisciplinar, como é o caso do aluno Gustavo Zamboni, 9 anos, que apresentava queixas de dificuldade de aprendizagem. “Realizamos exames neurológicos e um exame específico, que detectou dificuldades para determinadas habilidades que estão envolvidas no processo de aprendizagem”, observa Isabela. Ela esclarece que o diagnóstico, em conjunto com a avaliação de leitura e escrita, possibilitou a intervenção fonoaudiológica com treino auditivo associado a outras atividades. ”Hoje, o paciente apresenta notável melhora do quadro, inclusive não precisando mais das aulas de reforço da escola”, relata a fonoaudióloga. Para a mãe do aluno, Graziele Zamboni, a intervenção da fonoaudióloga trouxe excelentes resultados no processo de aprendizagem do filho. “Entendo que o tratamento é longo, mas já posso ver avanços no caso do meu filho, não só no seu desempenho escolar, mas no cotidiano em geral: vi significativa melhora no seu nível de concentração, na auto-estima, até mesmo sua responsabilidade aumentou”, conta a mãe com entusiasmo. Graziele observa ainda que se tivesse que pagar pelo tratamento do filho, não teria condições. “É um tratamento caro e longo, dou graças a Deus por ter acesso ao serviço na rede municipal”, afirma. Mais informações sobre o Setor de Fonoaudiologia podem ser solicitadas na Unidade de Saúde do PSF, localizada na Avenida 3, 242, no Centro, ou pelo telefone 3576.1224, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=295:atendimento-fonoaudiologico-contribui-para-melhor-desempenho-dos-alunos&catid=27:noticias-2011&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email