Os Correios ainda contribuem para manter a tradição dos cartões.
Ednéia Silva
Com o advento da internet pensava-se que seria decretado o fim dos cartões de Natal. Afinal, a agilidade do e-mail e das mensagens virtuais ganhou milhões de adeptos em todo o mundo. Porém, os tradicionais cartões de Natal ainda sobrevivem.
Muitas pessoas ainda preferem ter o gostinho de personalizar a mensagem escrita a mão ou escolher o cartão para enviar para amigo, familiar ou ente querido.
Os Correios ainda contribuem para manter a tradição dos cartões. A cada ano a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) lançam aerogramas e cartões natalinos.
De acordo com a assessoria de imprensa da estatal, em 2010 foram vendidos 10.814 aerogramas na região de Rio Claro, que inclui as cidades de Araras, Leme, Charqueada, Cordeirópolis, Ipeúna, Iracemápolis, Piracicaba e Rio Claro.
Para este ano, a expectativa é vender 12 mil aerogramas, um aumento de 10% em relação ao ano passado. Somente em Rio Claro, foram vendidas 3.009 unidades entre aerogramas e cartões em 2010.
No entanto, as expectativas não são boas para este Natal. “Para 2011, há previsão de queda de 10%, com a expectativa de venda de aproximadamente de 2.600 unidades”, informa os Correios.
Quem quiser desejar um Feliz Natal a alguém com cartões ou aerograma vai desembolsar R$ 1,60 pelo aerograma ou R$ 3,80 pelo cartão. A compra pode ser feita em qualquer agência da ECT.
Segundo os Correios, “ambos já vêm selados e podem ser enviados, sem custo adicional, para qualquer cidade do país”.
Outra opção para compra de cartões de Natal, além dos Correios e das lojas, são as entidades assistenciais que confeccionam o produto para arrecadar fundos.
A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) comercializa cartões e outros enfeites e produtos natalinos produzidos pelos alunos da instituição.
Os produtos são vendidos na loja do Projeto Artesania que fica na na Avenida Tancredo Neves, número 249.
O funcionamento diário é das 9 às 16 horas. Neste mês, a loja terá atendimento aos sábados e à noite. Informações e encomendas podem ser feitas através do telefone: 2111-2700.
Fonte: http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/dia-a-dia/dia-a-dia/85040-Correios-esperam-aumentar-as-vendas-de-cartoes-de-Natal