Alckmin promete para este ano, mas Aglomerado Urbano fica para 2012
Publicado em: 19 de dezembro de 2011
Em visita à Indaiatuba, governador disse que projeto poderia entrar em pauta na Assembleia nas próximas sessões
O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou em visita à Indaiatuba nesta quinta-feira (15) que o projeto sobre o Aglomerado Urbano de Piracicaba poderia ser votado nas próximas sessões da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). No entanto, o Legislativo encerrou na mesma data os trabalhos do ano sem a votação da matéria que sequer foi protocolada. A previsão é de que ela seja apresentada no início de 2012.
A criação dos aglomerados, divididos por afinidades geográficas e econômicas, permite um melhor planejamento e integração das cidades do entorno, segundo o governo estadual. O objetivo é a busca de soluções de problemas regionais como saneamento, lixo, entre outros. Esta é mais uma medida para aproximar os "olhos" do Estado no interior paulista.
Ausência de audiências públicas e nova formatação ao projeto inicial têm atrasado a votação do projeto na Alesp. Em agosto, o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Edson Aparecido, apontou que o Aglomerado Urbano de Piracicaba sairia em outubro de 2011.
Visita
Alckmin disse ainda que acredita na aprovação da proposta por unanimidade na Assembleia Legislativa. “Nós já implantamos neste segundo semestre o Aglomerado Urbano de Jundiaí e o próximo será o de Piracicaba. Se não der tempo de ser votado esta semana, será logo no início do ano (que vem).” O governador esteve em Indaiatuba para a cerimônia de lançamento da pedra fundamental de duas fábricas de equipamentos de construção.
Em conversa com os jornalistas, o governador ressaltou a importância de unir as 24 cidades da região de Piracicaba, que passariam a ser olhadas pela gestão estadual de forma unificada para o direcionamento de políticas públicas. “É uma reorganização administrativa do Estado de São Paulo muito importante. Uma valorização das microrregiões do Estado, da singularidade. A região tende a ganhar”, falou.
Compõem um aglomerado cidades próximas entre si com áreas de conurbação, ou seja, quando o território de um município se confunde com o de outra por conta da proximidade entre elas. A diferença para uma Região Metropolitana, como a de Campinas, é que na segunda as regiões são mais populosas, o que acarreta em problemas maiores.
“Nós passamos a ter ações que visam o conjunto dos municípios. Hoje se a gente for pensar em segurança, recursos hídricos, saúde, transporte, sempre é preciso verificar a região e não apenas uma cidade”, enfatizou Alckmin.
Aglomerado
Caso seja aprovado, farão parte do Aglomerado Urbano de Piracicaba os municípios: Piracicaba, Limeira, Rio Claro, Rio das Pedras, Capivari, Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna , Iracemápolis, Leme, Mombuca, Rafard, São Pedro, Santa Maria da Serra, Santa Gertrudes, Saltinho, Anhembi e Torrinha.
No caso da região de Piracicaba, segundo dados do governo estadual, este aglomerado terá 8.046 km² de extensão, abrangendo uma população estimada em 1,32 milhão de habitantes, ou seja, 3,21% da população paulista e 0,69% da brasileira. Além disso, terá R$ 27,5 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB), o que representará 2,75% do paulista e 0,91% do nacional.
O deputado Roberto Morais (PPS) afirmou que a previsão é de que o projeto seja apresentado no início do primeiro semestre de 2012. " Os deputados devem aprovar o projeto o mais rápido possível. Já aprovamos as regiões metropolitanas de São Paulo e do Vale. Agora é a vez dos aglomerados", disse. Morais afirmou que na quinta houve o encerramento das sessões da Assembleia, onde foi votado o Orçamento. "A gente só vota alguma coisa agora se o governador convocar."
Anel Viário
O governador também falou sobre as obras do anel viário, no entorno de Piracicaba. De acordo com Alckmin, são 39 milhões para investimentos e a previsão de conclusão é entre abril ou maio do ano que vem.
Fonte: http://eptv.globo.com/piracicaba/noticias
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email