Quem não gostaria de plantar defronte sua residência uma árvore que faça uma sombra agradável, que atraia pássaros e ainda dê flores para deixar o ambiente perfumado? Porém, em muitos casos, o plantio de uma espécie inadequada pode gerar sérias consequências, como prejuízos às redes elétrica, de água e de esgoto, entupimento de calhas, entre outros. Por isso, a Prefeitura de Ipeúna vem desenvolvendo estudos para a implantação de Projeto de Arborização Urbana. A informação é do vice-prefeito José Antonio de Campos.
Segundo ele, o projeto de arborização tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, com o plantio de árvores nas calçadas, praças e avenidas da cidade. “Além disso, as árvores contribuem para a absorção de poluentes, diminuição de temperaturas, diminuição de ruídos, entre outras funções”, ressalta o vice-prefeito.
Mas, para isso é necessário um estudo detalhado de pontos e ruas que poderão ser arborizados. O estudo prevê diagnósticos das características do local, como rede de energia elétrica, rede de água e esgoto, largura da calçada e da via pública, entre outros fatores, para uma escolha adequada quanto ao porte e o exemplar arbóreo mais indicado.
O estudo faz parte do Programa Município Verde Azul, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e tem por objetivo descentralizar a política ambiental, estimulando o desenvolvimento da competência gerencial nos municípios. Com a gestão ambiental compartilhada, o Governo passou a ater os municípios como fortes parceiros, tomando decisões conjuntas, estimulando ações em prol do meio ambiente e da sociedade.
Campos lembra ainda, que na década de 70, Ipeúna realizou o maior programa de arborização urbana para a época, sob a gestão do prefeito Ildebran Prata. “O Programa foi realizado numa parceria entre a Prefeitura e a Casa da Agricultura, sob a coordenação do engenheiro agrônomo Marcelo Crestana com o plantio de árvores em todas as ruas e avenidas da cidade, mas com o crescimento do município um novo projeto se faz necessário”, explica.
|