Arrastão recolhe mais de 2 toneladas de lixo
Publicado em: 04 de fevereiro de 2013
Em sete dias de arrastão contra a dengue em Ipeúna, foram recolhidas 2,1 toneladas de materiais considerados possíveis criadouros do mosquito da dengue.
O arrastão foi realizado no período de 21 a 29 de janeiro, incluindo todos os bairros do município e mobilizou os agentes do Programa Saúde da Família (PSF) e o Setor de Limpeza.
Entre os materiais recolhidos nas residências e terrenos baldios estão pneus velhos, garrafas, latas, plásticos, potes, entre outros. Além da vistoria nos imóveis e recolhimento dos materiais, os agentes também fizeram o trabalho de orientação sobre prevenção e os sintomas da dengue. Os materiais recolhidos foram separados e os recicláveis foram encaminhados para a coleta de material reciclável.
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF), Rosani Maria Leite, o resultado do arrastão confirma a necessidade da colaboração da população na luta contra a dengue. “Tivemos muito material recolhido dos quintais, além, é claro, dos objetos descartados de forma inadequada em terrenos baldios, o que contribui para a proliferação do mosquito da dengue”, comenta.
Rosani explica que após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. “Os mais comuns são: febre alta, forte dor de cabeça,·dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, náuseas e vômitos,·tonturas, cansaço,·moleza e dor no corpo, nos ossos e nas articulações”, comenta.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o município não registrou nenhum caso de dengue em 2013, porém a coordenadora do PSF alerta que no caso de suspeita de contaminação, o ideal é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), “já que os sintomas da dengue são muito semelhantes aos da gripe e jamais se automedicar”, ressalta. Mais informações sobre a doença podem ser solicitadas no Setor da Vigilância Epidemiológica, localizada na Unidade Básica de Saúde.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email