Agentes do PSF fazem recadastramento da população
Publicado em: 08 de fevereiro de 2013
As agentes do Programa Saúde da Família (PSF) de Ipeúna estão realizando um trabalho de recadastramento da população do município, com o objetivo de identificar novos pacientes e atualizar os dados dos pacientes já acompanhados pelo órgão.
A Unidade de Saúde da Família trabalha especificamente com a medicina preventiva, atuando de forma mais ostensiva com os portadores de hipertensão arterial e diabetes.
De acordo com a coordenadora do PSF, Rosani Maria Leite, durante a visitação as agentes estarão atualizando informações, como: nome, endereço, quantidade de pessoas que moram na casa, se fazem uso de alguma medicação, se há portador de alguma doença que reside na casa, entre outras. “Além disso, estaremos motivando a família para o recebimento de apoio da equipe do PSF”, informa. Ela esclarece ainda que os agentes não precisam falar com todos os moradores da casa, desde que um deles possa prestar todas as informações solicitadas.
Rosani explica que atualmente 54% da população local está cadastrada no órgão. “Nos últimos anos tivemos uma elevação significativa no número de munícipes, por isso o recadastramento se faz necessário. Nosso objetivo é atingir 80% de cobertura, garantindo assim o acompanhamento diário de pacientes crônicos, o que nos possibilitará identificar as suas necessidades de forma organizada para dimensionar os serviços que serão prestados”, observa.
A enfermeira lembra que somente os agentes comunitários do PSF estão autorizados a realizar as visitas. “Caso o munícipe tenha alguma dúvida com relação à veracidade das informações fornecidas pelo agente comunitário ou quanto à sua identificação pode entrar em contato com a Unidade de Saúde da Família”, orienta. O telefone do PSF é 3576.1224 e o horário de atendimento é das 7h30 às 16h.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email