Estudantes fazem teste de acuidade visual
Publicado em: 28 de março de 2013
A Prefeitura de Ipeúna, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), realizou junto aos alunos da Escola de Tempo Integral (ETI), a Semana de Triagem da Acuidade Visual, no período de 4 a 8 de março. A informação é da coordenadora do PSF, Rosani Maria Leite. “O objetivo é identificar problemas visuais em alunos do ensino fundamental da rede municipal”, explica. No total, 100 alunos da ETI passaram pela avaliação.
A agente comunitária Priscila Kimura explica que o exame, realizado através da Escala Snellen, consiste na leitura pela criança de letras de diferentes tamanhos e em diferentes posições, a uma distância de cinco metros. “Realizamos uma primeira triagem, com a repetição do teste para os alunos que apresentaram qualquer sinal de dificuldade”. Ela explica ainda que também foram avaliados sinais de irritação, lacrimejamento, entre outros sinais.
Do total de crianças avaliadas na primeira etapa, 42% delas passaram por um segundo teste, mas a maioria não apresentou evidências de problemas de visão, informa a agente comunitária Adriana Vasconcelos. Ela esclarece ainda, que os casos que não apresentaram pontuação 0,8 na escala optométrica, que sugere dificuldade visual, deverão ser encaminhados para avaliação com o médico oftalmologista, através da Secretaria de Saúde, que confirmará ou não a necessidade do uso de lentes corretivas.
A coordenadora do PSF informa ainda, que a iniciativa tem por objetivo de propiciar aos estudantes condições de saúde ocular favorável ao aprendizado, melhorando o rendimento escolar.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email