Oficinas gratuitas geram autonomia e qualificação para o trabalho
Publicado em: 10 de maio de 2013
Com o objetivo de capacitar os participantes, garantindo-lhes uma alternativa para geração de renda, qualificação para o trabalho, autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida, a Prefeitura de Ipeúna, por meio do Fundo Social de Solidariedade, iniciou no último dia 25, mais uma oficina gratuita de Corte e Costura para Iniciantes.
Com previsão de duração de cinco meses, durante o curso as alunas aprendem a manusear a máquina de costura, técnicas de cortes, execução de montagem de peças modeladas, como saias, calças, vestidos, blusas e camisas, entre outras peças. “Além disso, durante o curso os alunos vão adquirindo técnicas e conhecimentos necessários para a formação de um bom profissional na área”, explica a professora Aparecida Neusa Ferreira, costureira há 38 anos.
Isso é exatamente o que procuram as cunhadas Rosemeire Silva da Fonseca, 22, e Daniela Fernanda Santana, 30. “O curso veio ao encontro dos meus anseios, pois quero tornar-me uma profissional competente e montar meu próprio negócio”, explica Rosemeire, que é dona de casa. Ela e a cunhada Daniela pretendem criar os próprios modelos e comercializá-los. “Estou bastante confiante com essa oportunidade, acredito que esse conhecimento vai nos permitir uma autonomia financeira”, comenta Daniela.
Maria Carvalho, 23, filha e irmã de costureiras afirma que está realizando um sonho. “Via minha mãe e minha irmã costurando e sempre quis aprender, mas achava que era muito difícil e caro, mas agora vi que é mais fácil do que imaginava, além de ser gratuito, estou muito animada em produzir minhas próprias roupas”, afirma Maria.
Caso de sucesso – Quando iniciaram o curso de Costura Industrial oferecido pela Prefeitura de Ipeúna, em 2010, elas não imaginavam o quanto poderiam avançar. Eleonor Rosolem, Antonia Marcondes, Eliane Maia e Maria Edilene da Silva se conheceram durante o curso e ao final se juntaram num sistema de cooperativa e passaram a prestar serviços para confecções da região. No ano passado, elas passaram a criar seus próprios modelos e com o apoio do Setor de Assistência Social, lançaram uma coleção de roupas femininas e abriram uma loja permanente, que funciona no Núcleo de Promoção Social.
Além do curso de Corte e Costura a Prefeitura também oferece as oficinas de pintura em tela, desenho, artesanato, patchwork, fitas, sianinhas, patchapliqué, tricô e toalhas de tricô. Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas a qualquer momento, no Núcleo de Promoção Social.
Daniel Galhardo da Silva, 16, é aluno do curso de Desenho e já decidiu: quer trabalhar com ilustração. “Gosto muito de desenho e a oficina veio ao encontro dos meus objetivos, me dando uma noção do longo caminho a percorrer, mas este já é o meu primeiro passo”, comenta Daniel que afirma que cursos nesta área têm um custo bastante elevado. “É muito bom poder contar com um curso de Desenho gratuito”, ressalta.
A oficina de Desenho não tem uma duração específica. A parte teórica inclui técnicas e disciplinas do desenho. Os alunos aprendem técnicas de mangá, caricatura, cenário, edificações e pode direcionar o aprendizado de acordo com sua preferência. A professora Vanderli Camargo observa que qualquer pessoa pode desenhar, “gostar de desenho já é meio caminho para desenhar”.
As inscrições para as oficinas gratuitas, com exceção de Corte e Costura, estão abertas permanentemente. Podem participar das oficinas maiores de 14 anos. Mais informações podem ser solicitadas no Fundo Social, localizado na Av. 5 nº 408, no Centro, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30 ou pelo telefone 3537.1070 ou 3576.1176.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email