Feira da madrugada acontece neste fim de semana em Ipeúna
Publicado em: 10 de maio de 2013
Cancelada em Rio Claro, a feirinha da madrugada do Brás será realizada neste final de semana em Ipeún a. O evento acontece em três dias: sexta-feira (10), sábado (11) e domingo, das 8 às 20 horas, na Praça Central da cidade. A informação foi confirmada na tarde dessa quarta-feira (8) pela assessoria de imprensa da prefeitura.
Em Rio Claro, onde a feira foi suspensa, comerciantes e ambulantes comemoram o cancelamento do evento, que seria realizado a partir dessa quinta-feira até domingo (12). Já os consumidores que se preparavam para ir às compras não receberam muito bem a notícia.
Em entrevista ao programa Jornal da Manhã da Rádio Excelsior Jovem Pan nessa quarta-feira (8), a vice-prefeita e secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Olga Salomão, disse que a prefeitura recebeu várias ligações de consumidores reclamando sobre o cancelamento da feira. Da mesma forma, antes do anúncio da suspensão do evento, comerciantes, ambulantes, sindicatos e associações comerciais tinham se manifestado contra o evento.
A vice-prefeita afirma que a decisão de suspender a feira não foi tomada por causa do protesto dos comerciantes e ambulantes, mas sim com base na legislação, que não estava sendo cumprida pelos organizadores do evento.
De acordo com Olga, a Lei Municipal nº 3.030/1999 exige que os pedidos de licença para realização desse tipo de feira sejam feitos com pelo menos 30 dias de antecedência. No caso da feirinha da madrugada, a solicitação foi feita na semana anterior ao início.
Além disso, a lei estabelece uma série de requisitos que precisam ser cumpridos. Um deles é a abertura de vagas para a participação do comércio local no evento, fato que não iria ocorrer na feirinha. “Hoje não havia amparo legal para fazer”, esclarece Olga.
Por outro lado, a vice-prefeita reconhece que, se a legislação for cumprida, o evento poderá ser realizado, porque a prefeitura não terá como negar a licença. Isso sem contar que o espaço escolhido para sediar a feira, o Sobradão, possui alvará para realizar feiras, exposições e eventos diversos, inclusive de roupas.
Esta é uma reprodução da notícia publicada na edição impressa do Jornal Cidade
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email