Projeto Criança Ativa Futebol comemora três anos de sucesso
Publicado em: 27 de maio de 2013
A cerimônia em comemoração ao terceiro aniversário do Projeto Criança Ativa Futebol, desenvolvido pela Prefeitura de Ipeúna, realizada na noite da quinta-feira (23), no Centro Comunitário “Armando Zamboni” (CECI), foi marcada pela alegria e emoção. O evento reuniu autoridades municipais, parceiros do Projeto, alunos, pais e a comunidade ipeunense numa festa, cujo objetivo é a valorização e o incentivo aos jovens e adolescentes.
Na abertura do evento, o coordenador do Projeto, o professor de Educação Física Carlos Eduardo Ribeiro, salientou mais uma vez a filosofia da Escola de Futebol, que ao longo deste período obteve grandes conquistas. “Mais do que simplesmente ensinar a técnica do futebol, nosso objetivo é proporcionar a esses jovens a oportunidade de fazer a melhor escolha de vida”, comentou numa alusão à música “É preciso saber viver”, do rei Roberto Carlos, que serviu de fundo musical para um vídeo apresentado ao público presente.
Atualmente, 202 atletas, entre seis e 17 anos, estão inscritos no Projeto. “Ao longo deste período, nossa maior conquista é a evolução dos garotos, tanto técnica quanto de caráter. Estou muito satisfeito, quando olho para eles vejo jovens de pouca idade, que revelam coragem, responsabilidade, perseverança e, principalmente, respeito uns pelos outros, além de muito talento”.
Neste mês, nove atletas do Projeto Criança Ativa Futebol foram contratados pelo Rio Claro Futebol Clube. Nestes três anos, vários times da região, como Ponte Preta, Velo Clube, União São João, Independente de Limeira e, Fluminense, do Rio de Janeiro, contrataram atletas do Projeto. Durante o evento, por meio de um vídeo, o público compartilhou alguns dos melhores momentos do Projeto, que já conquistou diversos títulos, resultados comemorados com diversos passeios culturais, confraternizações, desfiles, entre outros.
Os atletas Igor Williander, Paulo Fernando, Paulo Roberto e Willian Almeida foram homenageados com medalhas de honra ao mérito entregues pelos exemplos de companheirismo, dedicação e esforço para o sucesso de todo o grupo. O coordenador do Projeto, que também estava completando mais um ano de vida, foi homenageado pelos atletas Luan Fernando e Rafael.
O prefeito Ildebran Prata destacou a importância do Futebol para o município, dentre as várias modalidades que compõem o Projeto Criança Ativa, “dada a excelente capacidade do coordenador Carlos Eduardo Ribeiro para a formação técnica e diligência com a qual conduz o grupo, garantindo-lhes um futuro de oportunidades aos jovens ipeunense. Quero parabenizar a todos”.
O empresário Reginaldo Bortolin, da Monely Calçados, um dos patrocinadores do Projeto, afirma que a iniciativa municipal é uma oportunidade aos jovens de seguirem por caminhos promissores. “Apoiamos o Projeto, pois acreditamos que a iniciativa faz a diferença na vida dos jovens ipeunenses”, observa.
A dona de casa Simone Cristina da Silva, mãe da atleta Jenifer da Silva Gomes, 12, aprova a iniciativa da Prefeitura. “Acho muito bom para minha filha participar da Escola de Futebol, pois não fica na rua, pratica um esporte que gosta e, ainda, recebe informações importantes para a sua formação”. Partilha da mesma opinião, José Aparecido Gonçalves, pai de Fábio Schmidt Gonçalves, 16. “Ele gosta muito do Projeto e eu o apoio, pois sei que meu filho está em boas mãos”, afirma.
Finalizando a solenidade, Ribeiro agradeceu a presença dos presentes, especialmente aqueles que apoiaram o Futebol ao longo destes três anos: Auto Posto Primavera, Rm Depósito de Bebidas, Edra do Brasil, Edra Helicentro, Korin, Pousada Country, Monely Calçados, IVI Ventiladores e Magma.
Em seguida, o momento mais aguardado pelos atletas: o sorteio de camisetas e bolas doadas por atletas e membros da equipe técnica de vários times, como Corinthians, Palmeiras, além de times do exterior. Houve ainda a distribuição de lanche e bolo aos presentes.
Sobre o Projeto
O Projeto Criança Ativa foi desenvolvido em 1997, na administração do prefeito Ildebran Prata, com o objetivo de aumentar a permanência da criança na escola. Reformulado em 2010, tendo a implantação da Escola de Futebol, o Projeto vem confirmando sua eficiência como instrumento de inclusão social, oferecendo atividades com acompanhamento pedagógico, atividades culturais, artísticas e esportivas, preparação para o trabalho, alimentação e atendimento especializado na área da Saúde.
Entre as atividades oferecidas pelo Projeto desenvolvido na EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”, no contraturno das aulas, estão oficinas de violão, danças, informática, desenho e pintura, futsal, natação, jogos de tabuleiro, tênis de mesa, sustentabilidade, leitura, entre outras atividades. O Projeto conta com profissionais capacitados para a realização das atividades e total infraestrutura logística e de materiais. Para isso, foram contratados profissionais capacitados, a fim de atender às necessidades dos alunos nos aspectos pedagógico, esportivo, cultural e de lazer.
No ano passado, o Projeto Criança Ativa foi escolhido como o Melhor do Ano pelo Centro do Professorado Paulista (CPP), na categoria Projeto Pedagógico, edição 2012.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email