Alunos aprovam novas oficinas do Criança Ativa
Publicado em: 28 de junho de 2013
Recém-incluídas no Projeto Criança Ativa, as novas oficinas vêm fazendo o maior sucesso entre os alunos e revelando novos talentos. Na última quarta-feira (26), os alunos da oficina de Teatro apresentaram, nos períodos manhã e tarde, a peça “O Casamento da dona Baratinha”, no Anfiteatro Municipal, para os colegas da EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” e da EMEIEF “Ildebran Prata.
“Foi uma experiência maravilhosa!”, afirmou Letícia (10), aluna do 5º ano, que interpretou o personagem dona Baratinha. “Na primeira apresentação fiquei muito nervosa ao ver todo mundo olhando para mim, mas agora, estou muito feliz, foi muito bom”, garantiu. A aluna Jenifer (10), também do 5º ano, fez a narração. “Gosto muito de ler, por isso, preferi ser a narradora e adorei; quero fazer de novo!”. Embora tímido, Léo (9), do 4º ano, que interpretou o Ratão disse que se divertiu muito durante os ensaios e gostou de se apresentar para o público.
O coordenador do Projeto Criança Ativa, Valter Lopes da Silva afirmou que a evolução dos alunos até o dia da apresentação foi impressionante. “Acompanhei alguns ensaios e mesmo os mais desembaraçados se intimidavam com a minha presença, mas hoje, diante da plateia, eles nos surpreenderam; foram muito bem”, elogiou.
Valter destaca que além da oficina de teatro, foram inseridas neste ano as oficinas de culinária e de corte e costura que também tem agradado muito os alunos. No total, o Projeto oferece 13 oficinas: Informática, Natação, Futebol, Tênis de Mesa, Dança, Coral, Jogos de Tabuleiro, Artesanato, Horta e Reforço Escolar. Atualmente, cerca de 150 crianças, entre 8 e 11 anos, da EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”, participam do Projeto, que funciona nas dependências da EMEF.
O Criança Ativa foi criado pela Prefeitura de Ipeúna pelo prefeito Ildebran Prata em 1997 e reestruturado em 2010, com o objetivo de aumentar a permanência da criança na escola, oferecendo, no contraturno escolar, atividades com acompanhamento pedagógico, atividades culturais e esportivas, preparação para o trabalho, alimentação e atendimento na área da Saúde.
A diretora da EMEF, Mirela Tralba Masson destaca que desde o ano passado, tem mudado muito o comprometimento dos alunos com o Projeto. “Inicialmente, quando se falava sobre o Projeto pensava-se que apenas as crianças cujos pais trabalhavam fora o dia todo participavam, mas desde a reformulação, temos observado que as crianças têm participado por vontade própria, pela oportunidade de vivenciar novas experiências que o Projeto proporciona”, ressalta.
Valter afirma que um indicador deste comprometimento é o nível de faltas. “As crianças não são obrigadas a participar do Projeto, mas matricular-se nele significa permanecer na escola o dia todo e a frequência é acompanhada. Percebemos que eles têm prazer em frequentar as oficinas e o índice de faltas injustificadas é muito pequeno”, afirma.
O coordenador observa ainda, que os alunos estão respondendo cada vez melhor aos estímulos propostos em cada oficina. “Eles estão mais desinibidos, mais seguros e prontos para as atividades e, têm-se mostrado mais comprometidos com suas responsabilidades e, principalmente, no que diz respeito ao relacionamento entre eles e com os professores e monitores a convivência está cada vez melhor”. O coordenador afirma ainda que esse comprometimento também se reflete nos pais, que apoiam e estão muito mais presentes na Escola.
No ano passado, o Projeto Criança Ativa foi escolhido como o Melhor do Ano pelo Centro do Professorado Paulista (CPP), na categoria Projeto Pedagógico, edição 2012. O prêmio foi considerou resultados alcançados pelo Projeto, não só no que se refere aos números, mas, principalmente, no aproveitamento e desenvolvimento dos alunos.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email