Plano de Política Ambiental é discutido em Ipeúna
Publicado em: 26 de julho de 2013
O prefeito de Ipeúna Ildebran Prata e o vice-prefeito José Antonio de Campos se reuniram nesta quarta-feira (24) para discutir a implantação do Plano de Política Ambiental no município, que inclui a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e o Projeto Município Verde/Azul.
O Plano de Política Ambiental é uma exigência dos governos Estadual e Federal. A partir de 2014, os municípios somente terão acesso a recursos federais para investimentos em projetos e obras de saneamento básico e distribuição de água, após terem seus planos municipais aprovados.
Durante a reunião, foram discutidas as ações a serem implementadas. O vice-prefeito José Antonio de Campos informou que para cumprir todas as exigências legais com análises laboratoriais e elaboração de projeto técnico, foto-satélite e demais requisitos previstos, o município teria que investir aproximadamente R$ 200 mil. Porém, o prefeito confirmou uma parceria com a Agência das Bacias PCJ que viabilizará a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
O prefeito também ressaltou a possiblidade de uma parceria com a Unesp Rio Claro para auxiliar na implantação do Projeto Município Verde/Azul, uma vez que a instituição já realiza um trabalho no setor de meio ambiente em Ipeúna. O vice-prefeito José Antonio informou que solicitou à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo a visita de um técnico para esclarecer sobre algumas questões do Projeto Município Verde/Azul, facilitando assim a possível parceria com a Unesp.
José Antonio destacou que o município já realiza diversas ações ambientais, como por exemplo, a coleta de 87% da rede de esgoto, o descarte do lixo doméstico para aterro legalizado, a coleta de 50% dos materiais recicláveis. ”Também estamos estudando a questão da arborização urbana, realizando levantamento das espécies já existentes, além de efetuarmos o plantio de cerca de 5 mil mudas, em diversas áreas da zona urbana”.
Ainda durante a reunião, o prefeito Ildebran informou que dentro das ações de promoção do meio ambiente solicitou novamente informações do Governo do Estado sobre a conclusão do Sistema de Tratamento de Esgoto (ETE). De acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos a obra será licitada, mas ainda não há data definida.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email