Programa Verde/Azul: Ipeúna recebe orientações da Secretaria de Meio Ambiente
Publicado em: 13 de setembro de 2013
O técnico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente José Ricardo Lopes esteve em Ipeúna nesta terça-feira (10), com o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas sobre o programa Município Verde/Azul.
Participaram da reunião, realizada no plenário da Câmara de Vereadores, os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, entre eles o vice-prefeito José Antonio de Campos, o presidente e vice-presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Rodrigues da Silva e Alécio Pazetto, respectivamente, o secretário de Meio Ambiente Tiago Alves de Souza, a secretária de Projetos e Obras Maria da Graça Favarin, o engenheiro agrônomo Luís Antonio Scotton, da Casa da Agricultura, além de representantes da Unesp Rio Claro, entre outros.
O programa implantado pelo governo estadual em 2007 especifica para os 645 municípios do estado, 10 diretrizes a serem cumpridas para preservação do meio ambiente. O acompanhamento é feito por uma plataforma onde os dados relacionados às ações são enviados para a secretaria.
Segundo o técnico da secretaria estadual, a meta é estimular o desenvolvimento de projetos ambientais nos municípios e manter uma estratégia mínima de ações para preservação do meio ambiente. “As diretrizes têm grande potencial de efeito multiplicador e interação entre si. Dentre elas posso exemplificar o tratamento de esgoto, destinação do lixo e educação ambiental. Para a pontuação do município, é necessário que o lançamento das informações das ações comprovadas no programa seja bem feito”, explicou Lopes.
Desde a assinatura do Protocolo de Intenções do Programa, o município de Ipeúna vem desenvolvendo ações dentro das 10 diretivas estabelecidas pelo programa, que são: esgoto tratado, resíduos sólidos, mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, uso da água, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email