Licitação para conclusão da ETE é suspensa mais uma vez
Publicado em: 03 de janeiro de 2014
O edital de concorrência pública da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH) nº 003/DAEE/2013, que prevê a execução das obras complementares ao sistema de esgotamento sanitário e que permitirá a conclusão da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Ipeúna foi impugnado pela quarta vez. A informação foi confirmada na segunda-feira (30), durante reunião do secretariado municipal, cuja pauta foi a elaboração do Plano Ambiental Municipal.
A concorrência pública, do tipo menor preço, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último dia 9 de dezembro, mas, no dia 14 de dezembro, a empresa Casa Maior Construções Ltda. entrou com representação contra o processo, sob a alegação de que o edital exige índices contábeis em desacordo com a realidade econômica do mercado.
De acordo com o prefeito Ildebran Prata, o município de Ipeúna foi incluído num pacote de obras do Governo do Estado de São Paulo, viabilizado por meio do programa Água Limpa e celebrado entre a Prefeitura de Ipeúna e o Governo do Estado em agosto passado. “A conclusão desta segunda e última etapa das obras é de extrema importância para que possamos garantir o tratamento adequado do esgoto no município”, afirma.
Ele observa ainda, que há 40 anos, Ipeúna era um dos poucos municípios do Estado com 100% de água encanada e tratada e 100% de esgoto coletado e 100% do esgoto tratado. “Hoje, vivemos um retrocesso”. Com a ETE em funcionamento, 10 toneladas por mês de carga orgânica que vem do esgoto doméstico serão 100% tratadas, com 98% de eficiência.
Ainda durante a reunião, foram discutidas ações que deverão constar no Plano Ambiental Municipal, como o Programa de Acessibilidade, que prevê a adequação das calçadas em todas as vias do perímetro urbano, além do Projeto de Arborização Urbana, com o plantio de árvores nas calçadas e praças da cidade.
Também serão previstas no Plano Ambiental, iniciativas e ações que contemplem a coleta de lixo doméstico e de materiais recicláveis, entulho e resíduos da construção civil. Outro item a ser abordado é o Plano de Perdas de Água Potável, incluindo distribuição, consumo e ampliação da rede. “Estaremos empreendendo esforços no sentido de garantir recursos para a substituição da rede de distribuição de água na região central; a modernização do sistema de distribuição de água no bairro Portal dos Nobres e, também, recursos para a implantação do Sistema de Tratamento de Esgoto do Portal dos Nobres, iniciativas que exigem alto investimento financeiro”, aponta o vice-prefeito José Antonio de Campos.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=801:licitacao-para-conclusao-da-ete-e-suspensa-mais-uma-vez&catid=38:noticias-2014&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email