2014 traz novidades para o Projeto Criança Ativa
Publicado em: 24 de janeiro de 2014
Com o objetivo de garantir um melhor aproveitamento pedagógico, o Projeto Criança Ativa traz algumas mudanças neste ano e a principal delas é a mudança no horário. De acordo com a diretora da EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” Reny Mirela Tralba Masson, a partir deste ano as crianças frequentarão o Projeto no período da tarde.
Ela explica que até o ano passado, era possível escolher frequentar as aulas regulares de manhã e o Projeto à tarde ou vice-versa. “Agora, as crianças matriculadas no Projeto farão as aulas regulares no período da manhã e realizarão as atividades no Projeto à tarde, a rotina inclui almoço, higiene pessoal, acompanhamento pedagógico, lanche e a realização das oficinas, das 12h até às 17h30”, informa Mirela.
Para ela, o horário fixo garantirá um melhor aproveitamento pedagógico. A diretora explica que as crianças terão um acompanhamento pedagógico, com reforço escolar, atividades de avanço, acompanhamento para a realização da tarefa de casa, oficinas de jogos matemáticos e de raciocínio lógico, atividades de leitura, oficinas de produção de texto e o desenvolvimento de projetos educativos, logo no primeiro tempo do Projeto.
No segundo tempo, após o intervalo para o lanche, as crianças participarão das oficinas. Entre as oficinas desenvolvidas, estão: informática, dança, artesanato, pintura e desenho, violão, futebol de salão, jogos recreativos, tênis de mesa, jogos de tabuleiro e natação.
O Criança Ativa foi criado pela Prefeitura de Ipeúna pelo prefeito Ildebran Prata em 1997 e reestruturado em 2010, com o objetivo de aumentar a permanência da criança na escola, oferecendo, no contraturno escolar, atividades com acompanhamento pedagógico, atividades culturais e esportivas, preparação para o trabalho, alimentação e atendimento na área da Saúde.
“O Projeto Criança Ativa vem se consolidando a cada ano como um instrumento de enriquecimento curricular e de inclusão social, oferecendo experiências formativas que irão auxiliar o aluno na construção e estamos sempre atentos, inovando as oficinas e atividades e, com isso, atraindo mais alunos”, observa Mirela.
A diretora ressalta que desde o ano passado, tem mudado muito o comprometimento dos alunos com o Projeto. “Inicialmente, quando se falava sobre o Projeto pensava-se que apenas as crianças cujos pais trabalhavam fora o dia todo participavam, mas desde a reformulação, temos observado que as crianças têm participado por vontade própria, pela oportunidade de vivenciar novas experiências que o Projeto proporciona”.
Em 2012, o Projeto Criança Ativa foi escolhido como o Melhor do Ano pelo Centro do Professorado Paulista (CPP), na categoria Projeto Pedagógico. O prêmio considerou resultados alcançados pelo Projeto, não só no que se refere aos números, mas, principalmente, no aproveitamento e desenvolvimento dos alunos.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=813:2014-traz-novidades-para-o-projeto-crianca-ativa&catid=38:noticias-2014&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email