Natação paralímpica agita Limeira
Publicado em: 22 de abril de 2014
Disputas ocorreram ontem com presença de 13 municípios do Estado de SP
Atletas paralímpicos de 13 municípios participaram ontem, em Limeira, da 2ª etapa regional da natação para pessoas com deficiência (PCD) dos Jogos Escolares de São Paulo (Jeesp). As provas foram marcadas por exemplos de superação e mostraram como o esporte vem transformando vidas. Pais entusiastas acompanharam os filhos e lotaram as dependências do Centro Aquático Alberto Savói, no Jardim Mercedes. Esta foi a primeira vez que Limeira sediou a competição.
O campeonato teve o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e foi realizado pelo governo de São Paulo, por meio das secretarias estaduais de Educação, Lazer e Juventude; Direitos da Pessoa com Deficiência; e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, com execução da Abrapefe (Associação Brasileira de Profissionais de Educação Física e Esporte).
De acordo com o diretor da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sérgio Gatto, a seletiva realizada em Limeira foi a segunda das três previstas no Estado e serve para definir os atletas que irão representar São Paulo nas Paralímpiadas Escolares deste ano - uma competição nacional promovida pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). "Mais importante do que a etapa nacional, porém, é o direito de todos de participar dos Jogos Escolares. Para alguns estudantes, é a primeira vez que disputam um tipo de competição e, gostando, praticam pelo resto da vida", declarou.
DEDICAÇÃO
A atleta Nathaly Schiavi, 14, nada desde os 6 anos. Moradora de Ipeúna , vem todos os dias para Limeira treinar no Limeira Clube. "Vale muito a pena. Comecei a nadar porque o médico recomendou, passei a competir no ano passado e não quero mais parar", narrou. O sonho dela é um dia disputar a Olimpíada Paralímpica, representando o país.
O técnico de Nathaly, o professor de educação física Júlio César Pistarini, disse que o trabalho com as pessoas com deficiência enfoca especialmente as potencialidades do aluno. "Eles chegam inseguros e, com os treinamentos, tudo muda. Melhora os aspectos psicológico e fisiológico, e conseguem se sentir novamente queridos e parte da sociedade".
Fonte: http://www.jlmais.com/detalhes/11940/natacao-paralimpica-agita-limeira
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email