Copa do Mundo vira tema de aulas e inspira final do Mundial
Publicado em: 05 de junho de 2014
Seja nas disciplinas de matemática, geografia, história ou educação física, a Copa do Mundo invadiu as salas de aula mesmo antes do início da competição, que ocorre no dia 12 de junho.
Em Ipeúna, as escolas municipais estão usando o Mundial de futebol que será realizado no Brasil como tema para atividades pedagógicas para trabalhar conceitos do currículo regular ou mesmo nas oficinas do contraturno das aulas.
Na Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI), os alunos foram envolvidos em diversas atividades, começando pela decoração da escola. De acordo com a diretora Andrea Ortolan, o Projeto Copa do Mundo 2014 abordou a história do futebol brasileiro em Copas do Mundo. “Usamos a história do mundial para trabalhar competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais, valorizando o contexto social e político em que cada evento acontece, fazendo a interdisciplinaridade a fim de alcançar um melhor aproveitamento”, explica.
O Projeto contemplou a realização de diversas atividades pedagógicas e também a representação pelos alunos da final da Copa do Mundo 2014. Na última quarta-feira (04), os alunos foram reunidos no Ginásio Municipal onde, após dias de ensaio, representaram a final da Copa, num jogo disputado entre times formados pelos próprios alunos representando as seleções do Brasil e Argentina, com placar de 2 x 1 para o Brasil. A final teve apresentação de dança, entrada dos jogadores e bandeira do Brasil em quadra, trio de arbitragem, execução do Hino Nacional Brasileiro, a partida final e, não poderia faltar a fiel torcida verde-amarelo, que contou com o reforço dos alunos do Projeto Criança Ativa, da EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”.
O Projeto ainda trabalhou os seguintes pontos: reconhecer a importância da história do País em Copas do Mundo; compreender a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do grupo; analisar o interesse econômico de cada País envolvido; compreender que o Brasil alcança valorização mundial a cada Taça levantada; identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014 e conhecer as contradições do País. ”Foi um trabalho muito bonito, envolveu alunos, professores e todos os funcionários de uma maneira bastante intensa e gratificante”, comemora Andrea.
Na EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”, de acordo com a diretora Mirela Tralba, a Copa também está movimentando alunos e professores num trabalho interdisciplinar, propiciando o conhecimento das peculiaridades da história das copas e dos 32 países envolvidos que participam da competição, bem como o aprendizado de novos saberes que vão além das fronteiras dos campos de futebol.
“Incentivamos os alunos a conhecer os diferentes países que vão participar do mundial, dando ênfase à história, cultura e tradição de cada um e, principalmente do nosso País. O tema foi trabalhado de maneira interdisciplinar, através da utilização de textos informativos, produção de textos, pesquisas, confecção de cartazes que foram espalhados pela Escola, mural, decoração das salas de aula, entre outros”, conta Mirela.
Na EMEIEF “Ildebran Prata” o tema também faz parte do dia a dia dos pequenos, desde a creche até o 1º ano do Ensino Fundamental. De acordo com a coordenadora pedagógica Jeane Magrini Callegaro, na creche, as monitoras vêm trabalhando a decoração com as cores da bandeira brasileira para chamar a atenção dos pequenos e também o mascote da Copa, o tatu-bola Fuleco. “Na Educação Infantil e 1º ano, os professores exploram as palavras, as bandeiras, o mascote Fuleco, o globo terrestre, tudo sempre de maneira informativa”, comenta.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=906:copa-do-mundo-vira-tema-de-aulas-e-inspira-final-do-mundial&catid=38:noticias-2014&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email