O prefeito Ildebran Prata e a secretária de Projetos e Obras de Ipeúna Maria da Graça Guilherme Favarin participaram, na tarde da quarta-feira (23), em Piracicaba, da assinatura do contrato do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água que vai beneficiar 14 municípios, aproximadamente 315 mil habitantes, que fazem parte das Bacias PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
A RHS Controls – Recursos Hídricos e Saneamento Ltda., é a responsável pela elaboração do plano do município de Ipeúna e mais oito cidades, enquanto a Novaes Engenharia e Construções Ltda., atenderá os demais municípios. As empresas terão oito meses para apresentar o diagnóstico, que vai permitir que os municípios busquem verbas para as obras e ações a fim de diminuir as perdas de água.
A solenidade aconteceu no gabinete do prefeito Gabriel Ferrato, que preside o CBH-PCJ (Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e o PCJ Federal. O encontro teve a participação do diretor-presidente da Fundação Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, do Secretário Executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti e de prefeitos de municípios atendidos.
A demanda da contratação dos planos de combate às perdas ocorreu, também, em função de uma pesquisa realizada pela Agência PCJ com todos os municípios das Bacias PCJ, a fim de levantar quais desses municípios não possuíam Planos Diretores para o Combate às Perdas em Sistemas de Abastecimento Público de Água. Após a compilação dos dados oriundos da pesquisa, foram computados 33 municípios nessa situação, sendo que 19 deles possuem concessão com a SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, e 14 são os próprios responsáveis pela administração dos serviços de abastecimento de água.
Diante disso, a Agência das Bacias PCJ realizou processo licitatório a fim de contratar empresas especializadas para a elaboração de Planos Diretores para o Combate às Perdas em Sistemas de Abastecimento Público de Água para os 14 municípios que respondem pelos serviços de abastecimento de água.
O prefeito Ildebran afirma que o combate às perdas de água nas redes de distribuição é um desafio. “As perdas e os desperdícios de água são fatores que comprometem significativamente os sistemas públicos de abastecimento de água.”, afirma. O prefeito comenta que em Ipeúna um problema com relação às perdas de água está relacionado às redes de amianto. “São redes antigas e ultrapassadas e as ferramentas gerenciais que serão obtidas com o Plano serão fundamentais para que busquemos recursos para administrar o sistema de abastecimento de forma cada vez mais otimizada, com qualidade e segurança melhorando o atendimento à população e aumentando a eficiência operacional”.
Fonte:
http://ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=940:ipeuna-tera-plano-de-combate-as-perdas-de-agua-em-oito-meses&catid=38:noticias-2014&Itemid=37