Horta promove benefícios no aprendizado dos alunos
Publicado em: 12 de setembro de 2014
Salsinha, cebolinha, coentro, pimenta, cenoura, batata-doce, berinjela, alface, couve e beterraba são alguns dos vegetais que passaram a fazer parte do dia-a-dia das cerca de 130 crianças do Projeto Criança Ativa, desenvolvido na EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”.
O cultivo dos produtos pelos próprios estudantes, não só contribui para uma alimentação saudável, mas principalmente, ajuda a desenvolver a disciplina e valores relacionados a questões ambientais, destaca a diretora da escola, Mirela Tralba.
Ela explica que o trabalho com a horta tem colaborado para a melhoria da disciplina das crianças, pois o princípio da horta é cuidar para não morrer. “Diariamente, acompanhados pelos monitores e divididos em turmas do 3º ao 5º anos, eles se revezam nas tarefas de plantar, regar duas vezes ao dia, fazer a limpeza do mato que cresce ao redor das mudas e recolhimento de outros objetos que possam impedir o crescimento dos vegetais”, observa.
De acordo com a vice-diretora Arlete Mathias, outro ganho observado é a influência positiva sobre os hábitos alimentares das crianças. “A maioria delas diz não gostar do vegetal sem nem mesmo ter experimentado. Mas, por ocasião da colheita, todas querem provar e conhecer o sabor do que cultivaram, se interessam em como preparar os vegetais, quais vitaminas possuem e onde esses alimentos influenciam no seu desenvolvimento”, ressalta.
O coordenador do Projeto Criança Ativa, Valter Lopes, observa que a horta foi introduzida em 2012, trazendo inúmeros benefícios desde a primeira semeadura. “Ao longo deste período temos percebido um maior respeito dos alunos ao meio ambiente, que se reflete na curiosidade em conhecer e compreender o desenvolvimento dos vegetais, desde o plantio das sementes até a colheita.
Saber que cada vegetal ou legume tem seu período de desenvolvimento e que isso deve e tem que ser respeitado”, salienta. Além disso, a horta também incentiva a promoção de conceitos de sustentabilidade. “Alguns pneus e garrafas pets foram reaproveitados e servem de canteiros, dando um colorido especial à horta”.
Outro aspecto positivo, na avaliação de Valter, é a parceria com a iniciativa privada por meio da Korin Agricultura Natural. “A Korin é parceria desde o início do plantio em 2012, quando disponibilizaram mudas, adubos e orientações técnicas para melhorar o desenvolvimento da horta. Atualmente, eles mantêm esse apoio fornecendo sementes e também agrônomos que periodicamente fazem visitas técnicas”, conta.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=968:horta-promove-beneficios-no-aprendizado-dos-alunos&catid=38:noticias-2014&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email