Campo Grande recebe programação de cultura no Teatro Prosa
Publicado em: 15 de novembro de 2014
De 19 a 23 de novembro os amantes da música têm encontro marcado no Teatro Prosa do Sesc Horto. O projeto Sesc Encena promove todos os dias, a partir das 20 horas, o Encontro com a Música Clássica e a entrada é gratuita, com classificação livre.
O Festival teve início em 2007, e desde então tem promovido cursos e concertos com importantes artistas, difundindo a música de concerto e proporcionando o intercâmbio cultural com renomados músicos do Brasil e de outros países.
Nesta edição, a parceria entre o Sesc MS e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura, vai levar ao Teatro Prosa, do Sesc Horto, a música de concerto aos mais diversos públicos e plateias.
Veja a programação completa:
Dia 19/11 (quarta-feira) – 20 horas
Abertura com Orquestra Sinfônica Municipal
Solistas Julio Possete e Marcelo Gerônimo
Violoncelista Marcelo Gerônimo
Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande tem realizado uma intensa atividade em Mato Grosso do Sul. Uma das marcas da Sinfônica e a integração e valorização da música regional, com concertos que utilizam instrumentos como a viola caipira e a viola de cocho.
Mantém um permanente programa de incentivo e aperfeiçoamento técnico para jovens músicos, por entender que se deve fomentar de diversas maneiras o cenário musical erudito. Seus grupos camerísticos realizam constantes intercâmbios na América Latina, participando de festivais internacionais na Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile.
Solistas – Julio Possete e Marcelo Gerônimo
Os violoncelistas Julio Possete e Marcelo Gerônimo tem um importante trabalho no desenvolvimento da música orquestral sul-mato-grossense. Possete é professor da Escola Municipal de Artes de Presidente Prudente e mensalmente ministra aulas em Três Lagoas (MS).
Marcelo Gerônimo formou-se na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e é integrante da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande. Já participou de masterclass com grandes instrumentistas, como Alceu Reis, Lylian Moniz e Grecthen Muller. Foi vencedor do Prêmio Campo Grande de Música de Concerto em 2012.
Dia 20/11 (quinta-feira) – 20 horas
Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande
Carlos Peres (Chile)
André Espíndola (Argentina)
Carlos Pérez - O violonista chileno, Carlos Pérez, iniciou em uma idade precoce os estudos ao violão através de seu pai. Ele estudou com Ernesto Quezada na Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Foi premiado em grandes competições internacionais na Europa e na América. Já tocou com orquestras da Inglaterra, Bélgica, EUA, Alemanha, Lituânia, Espanha, Rússia, Portugal, Polônia e Chile. Sua atividade internacional têm levado a tocar em Berlim Philarmonie (Alemanha), Auditório Nacional (Espanha), Royal Festival Hall (Inglaterra), Teatro Monumental (Espanha), e outras prestigiadas salas de concertos.
Gravou oito CDs, dois DVDs, e tem gravado em várias rádios europeias. Editions Henry Lemoine de França, Productions d'Oz do Canadá e Grenzland-Verlag Theo Hüsgen da Alemanha publicaram alguns de seus arranjos e composições.
André Espíndola “… Espindola apresenta seu trabalho com paixão e precisão..." Jim Bosse (Colorado Springs Guitar Society Newsletter, 2012)
Nascido em Campo Grande, Radicado na Argentina desde 2011, o violonista segue seus estudos de violão com Juan José Olguín na Universidade Nacional de San Juan (UNSJ), destacando seu trabalho com compositores locais, estreando e compondo novas obras para violão em diversas formações.
21/11 (Sexta-feira) - 20 horas
Quinteto de Sopros Retratos do Brasil
Papi Galan e Orquestra Folclórica Juvenil
Quinteto de Sopros Retratos do Brasil
Quinteto de Sopros Retratos do Brasil -Retratos do Brasil é um quinteto de sopros formado por músicos profissionais que atuam nos mais renomados corpos Sinfônicos da Baixada Santista, estado de São Paulo como Sinfônica de Cubatão e Sinfônica de Santos.
Sua base é composta pelos instrumentos de sopros da família das madeiras como a Flauta, hoje fabricada com diversos tipos de metais tem a sua origem na madeira preservando o timbre amadeirado e doce, Clarinete, Oboé e Fagote e a Trompa, considerada da família dos metais tem sua origem nos chifres de animais oferecendo um misto de timbres, aveludado e potente, esporadicamente recebe em sua formação um instrumento de percussão, enriquecendo assim a sonoridade e o swing do grupo.
Papi Galán e Orquestra Folclórica Juvenil - Vindo de Assunção, Paraguai, Papi Galán e sua Orquestra Folclórica Juvenil tem mantido um permanente intercâmbio cultural com o Brasil. Participando de edições anteriores do festival e também levando grupos locais para a capital paraguaia. Galán vai apresentar arranjos instrumentais para músicas sulamericanas de ritmos latinos caracterizadas por sua riqueza rítmica e melódica.
21/11 (sexta-feira) – 19 horas
Anfiteatro do Cursos de Arquitetura da UFMS
Vilonista Glauber Rocha faz concerto na UFMS
Glauber Rocha – Violão
Um dos expoentes da nova geração de violonistas brasileiros, Glauber Rocha iniciou seus estudos musicais ao piano com cinco anos de idade, aos doze anos passa a estudar violão com o Prof. Aparecido Dias dos Santos. Graduou-se em 2009 pela Universidade de São Paulo tendo como orientador o grande músico e Prof. Dr. Edelton Gloeden. No mesmo ano, em sua primeira participação em concursos internacionais, obteve por unanimidade o primeiro prêmio no Agustin Barrios World Wide Web. Como camerista e concertista vêm apresentando-se em salas importantes dentro e fora do país, tais como: Kleiner Konzertsaal, Carl-Orff-Saal e Black Box no Gasteig em Munique (Alemanha), Teatro Nacional de Asunción (Paraguay), Teatro Rondon Pacheco em Uberlândia, MASP e Sala Jardel Filho CCSP em São Paulo, Teatro da Urca em Poços de Caldas, entre outros no Brasil, Costa Rica, Alemanha, Italia e Portugal. Participou de masterclasses com Fabio Zanon, Eduardo Meirinhos, Camilo Carrara, Paolo Pegoraro e Jonathan Leathwood.
22/11 (sábado) - 20 horas.
SESC Partituras
Evandro Higa, Jorge Geraldo e Quarteto Danzi
Evandro Higa
Evandro Higa
Graduado em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, é mestre em musicologia pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e doutor pelo Instituto de Artes da Unesp onde desenvolveu pesquisa sobre o gênero musical guarânia no Brasil sob orientação do Dr. Alberto Ikeda.
Dirigiu durante 17 anos o Centro de Arte Viva em Campo Grande juntamente com a soprano Clarice Maciel e atualmente é professor e coordenador do curso de licenciatura em música da UFMS.
É autor do livro “Polca paraguaia, guarânia e chamamé – estudos sobre três gêneros musicais em Campo Grande, MS” (Editora da UFMS), e co-autor no livro “Los linguajes del território platino” (Editora da Universidade de Buenos Aires) e de verbetes na Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World, volume IX, Genres: Caribbean and Latin America.
Jorge Augusto Mendes Geraldo é natural de Rio Claro - SP e iniciou seus estudos de música na Escola livre de Música “Fábio Marasca”. Estudou Saxofone com o professor Almilcar Lobosco em Limeira e também no Conservatório de Tatuí, no curso de saxofone popular com o professor Celso Veagnoli. Participou como saxofonista e clarinetista da Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra Filarmônica de Rio Claro, Orquestra Sinfônica de Araras, Orquestra Sinfônica da Unicamp, PiraJazz Experimental Big Band, Banda Musical Municipal de Ipeúna e Banda Henrique Marques de Limeira. Atualmente é docente no Curso de Licenciatura em Música da UFMS e regente da Banda Sinfônica da UFMS.
Quarteto Danzi – Formado pelos jovens músicos Gleison Ferreira e Caio Fortunato (Violinos), Rafael Dantas (Viola) e Rafael Henrique (Violoncelo), o Quarteto Danzi é uma das grandes revelações de novos talentos da música clássica no estado de Mato Grosso do Sul. Participam de diversas gravações em CD e DVD, e em espetáculos diversos como concertos, peças de teatro e produções envolvendo grandes artistas e shows de música popular. Vencedores do Prêmio Campo Grande de Música de Concerto em 2011, categoria Música de Câmara, foram também premiados individualmente nas categorias de solistas. O grupo tem experiências em apresenta se pelo Brasil e países da America do Sul.
23/11 (domingo), 20 horas
Banda Sinfônica da UFMS
Solista Wilson Dias
Camerata UFMS
A Banda Sinfônica da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi criada em 2011 com o objetivo de oferecer aos estudantes do Curso de Licenciatura em Música da UFMS e aos músicos da comunidade local e regional a possibilidade de realizar música em conjunto visando aprimoramento técnico e artístico, através da aproximação com renomados profissionais da área atuantes no Brasil.
Wilson Dias
Wilson Dias, Bacharel em Bombardino pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, foi por 15 anos 1º Eufônio da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e 17 anos 1º Trombone da Orquestra da Unicamp.
É 1º Trombone Solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, onde atua desde 1995. Tem sido constantemente convidado a participar de concertos junto às principais orquestras do país, como a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo. É Organizador do Festival Internacional Carlos Gomes, que já está em sua quarta edição. Também tem atuado como regente convidado em diversos grupos.
É regente da Banda Musical Carlos Gomes e da Orquestra Filarmônica Popular de Campinas, também trabalha com música de câmara junto ao Grupo Euphonismo.
Apresentou-se recentemente como solista com a Orquestra Sinfônica Collegium Musicalle de Potsdam-Alemanha nas cidades de Potsdam e Falkensee, no estado de Brandemburgo.
É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Trombonistas e artista Endorser Weril Instrumentos
Camerata UFMS Cordas é um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que visa o aperfeiçoamento técnico instrumental, por meio do estudo da música de câmara erudita. Em atividade desde 2009, o grupo congrega acadêmicos e egressos do curso de Música da UFMS, e também músicos da comunidade.
Entre as apresentações já realizadas pela Camerata, destacam-se: a abertura do Projeto 'Músicas e Sons' (2012) e o Projeto Movimento Concerto, no âmbito da UFMS; concertos em espaços culturais (como a Morada dos Baís, o Espaço Chico Xavier e o Shopping Norte Sul Plaza) e igrejas (Mosteiro Cisterciense, Quarta Igreja Batista); eventos em parceria com instituições públicas, como o festival 'Encontro com a música clássica 2012', 'Bombeirarte' (do Corpo de Bombeiros); projeto 'Artes e Cores' da Prefeitura Municipal. O grupo tem a coordenação e regência da Profa. Ms. Ana Lúcia Gaborim.
Fonte: Taciane Peres - Capital News
Fonte: http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=271041&ed=Cultura&cat=Not%C3%ADcias
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email