Campanha Fique Sabendo continua em Ipeúna
Publicado em: 09 de janeiro de 2015
A Campanha Fique Sabendo 2014 “Tire o Peso da Dúvida” deflagrada pela Prefeitura de Ipeúna em dezembro passado, continua sendo realizada por meio do Programa Saúde da Família (PSF). A iniciativa é uma mobilização de incentivo ao teste de AIDS e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. A coleta é realizada na Unidade de Saúde da Família diariamente, das 8h às 14h.
De acordo com o médico do PSF Maikel Luis Rodrigues Oduardo, o diagnóstico precoce do paciente HIV positivo, permite a assistência adequada e oportuna. ”O paciente HIV positivo será encaminhado para acompanhamento médico. Todo o procedimento é feito de forma cautelosa e sigilosa”, explica. O resultado do exame sai na hora e toda população está convidada a participar desta ação de promoção da saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de incidência de AIDS no Brasil tem se mantido nos mesmos patamares, nos anos recentes, embora apresente diferenças regionais. Os dados apontam que a taxa de incidência da AIDS no Brasil, em 2011, foi de 20,2 por 100.000 habitantes. Nesse ano, foram registrados 38,8 mil casos novos da doença. O maior volume de casos continua concentrado nos grandes centros urbanos.
Oduardo esclarece que no momento não existe cura para a AIDS, mas remédios que diminuem o número do vírus no organismo. “Por isso, a melhor forma de combater o vírus HIV é a prevenção, mas para garantir uma prevenção eficiente é preciso conhecer a doença, as formas de transmissão, os meios de contaminação pelo HIV, e seus efeitos físicos, biológicos e psicológicos”, frisa Maikel.
O médico esclarece que existem três principais vias de transmissão do HIV: sexual, sangue ou derivados e transmissão vertical (de mãe para filho por meio do cordão umbilical). “A prevenção é baseada nas formas de transmissão, ou seja, evitando-se o uso de material sanguíneo coletivo (somente usar seringas e agulhas descartáveis e sangue testado para transfusão) e utilizando-se de preservativos (masculino ou feminino); e, para evitar que a AIDS passe da mãe para o filho, todas as gestantes devem começar o pré-natal o mais cedo possível e fazer o teste de AIDS”, orienta.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1052:campanha-fique-sabendo-continua-em-ipeuna&catid=41:noticias-2015&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email