Saúde promove campanha de orientação sobre a hanseníase
Publicado em: 22 de janeiro de 2015
A Secretaria de Saúde de Ipeúna iniciará na segunda-feira (26), a Campanha de Combate à Hanseníase, que neste ano tem o tema “Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”. Durante toda a semana, a Unidade Mista de Saúde (UMS), desenvolverá atividades de orientação sobre os sinais e sintomas da doença e também do tratamento junto à população. A campanha é alusiva ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da hanseníase, celebrado sempre no último domingo do mês de janeiro, pelo Ministério da Saúde.
A hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O contágio é feito por vias respiratórias e os principais sintomas da doença são manchas brancas ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, lisas ou ásperas, caroços avermelhados ou castanhos, cãimbra ou dormência em áreas da pele, redução da sensibilidade à dor, calor ou frio, além do engrossamento de nervos dos braços e perda de pelos nos locais das manchas.
De acordo com o secretário de Saúde Diego Heron Pinheiro, a hanseníase tem cura, mesmo nos estágios mais avançados da doença. Ele esclarece que, assim que o paciente inicia o tratamento, a transmissão é interrompida. O tratamento é feito por via oral, com remédios disponíveis no Setor de Assistência Farmacêutica do município, sem necessidade de internação. “O tratamento, no entanto, não pode ser interrompido”, alerta Diego.
Diego recomenda que as pessoas procurem a UMS ao aparecimento de manchas. “Quanto mais cedo houver o diagnóstico, mais rapidamente o paciente será curado”. A UMS está localizada na Rua Araripe Custódio da Fonseca, n o 1100, Altos de Ipeúna.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1069:saude-promove-campanha-de-orientacao-sobre-a-hanseniase&catid=41:noticias-2015&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email