PM realiza audiência pública em Ipeúna
Publicado em: 22 de janeiro de 2015
O prefeito Ildebran Prata e o vice-prefeito José Antonio de Campos participaram na quarta-feira, (21), da audiência pública da Polícia Militar, realizada no plenário da Câmara de Vereadores. O objetivo da audiência foi apresentar à comunidade ipeunense um balanço dos serviços prestados pela corporação no município ao longo de 2014 e também esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo).
Na abertura da 1ª audiência no município, o 1º tenente PM Marcos, comandante da 1ª Cia. Rio Claro, esclareceu sobre o funcionamento e procedimentos adotados pelo COPOM (serviço 190), cuja base é Piracicaba. O tenente explicou que assim que a ocorrência é registrada um comunicado é enviado aos policiais na viatura para atender à ocorrência. “Enquanto o policial solicita mais informações à pessoa, a viatura já se dirige ao local para atender a ocorrência”.
O comandante da Polícia Militar de Ipeúna, o 2º sargento PM Carlos, apresentou o número das ocorrências, índices criminais, prisões e também falou sobre a importância do Proerd, programa da Polícia Militar desenvolvido junto aos alunos das escolas, que tem por objetivo a conscientização de crianças e adolescentes no combate ao uso das drogas. Além disso, o sargento voltou a confirmar o policiamento 24 horas nas ruas. “Antes, a viatura ficava no pátio no período noturno. Agora, temos a polícia 24 horas nas ruas do município para garantir um policiamento mais ostensivo”, comentou.
Para o major Silveira, comandante interino do 37º BPM/I de Rio Claro as audiências são um importante instrumento de comunicação entre a corporação e a comunidade, “pois facilitam o estreitamento dos vínculos da corporação com a comunidade, que fica a par das nossas ações no município e pode colaborar com sugestões e apresentar seus questionamentos”, explicou.
Também participaram do evento, os vereadores Adilson Rodrigues da Silva e Jaime Loyola, diretores das escolas do município, representantes do Conselho Tutelar, além de dezenas de munícipes.
Após a audiência, os oficiais foram recebidos pelo prefeito Ildebran Prata em seu gabinete para discutir ações que permitam a melhoria da segurança no município, entre elas a possibilidade da implantação da Atividade Delegada em Ipeúna. A Atividade Delegada permite que policiais militares auxiliem na segurança municipal em diferentes ações, durante os períodos de folga.
De acordo com o prefeito Ildebran, para a implantação da Atividade Delegada é necessário que o município celebre um convênio com o Governo do Estado. “Porém, precisamos estudar a medida, pois exige investimento de recursos e legislação municipal”, comentou.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1067:pm-realiza-audiencia-publica-em-ipeuna&catid=41:noticias-2015&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email