Contribuir com a qualidade de vida do cidadão com o oferecimento de um serviço público em saúde de qualidade é uma das principais iniciativas das gestões Ildebran Prata, que busca mais que o acesso ao sistema médico-assistencial, mas o tratamento da saúde em toda a sua amplitude.
Para isso, o município investe aproximadamente 38% do Orçamento anual em Saúde, mais do que o dobro do exigido por lei. Tudo isso para manter em funcionamento uma rede que realiza mais de 70 mil procedimentos por ano.
Nos últimos anos, o Setor tem avançado com a ampliação dos serviços disponibilizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) e também na Unidade de Saúde da Família (PSF). Um exemplo é o atendimento 24 horas para urgências e emergências. “Anteriormente, a Unidade atendia até às 20h e após esse horário, quando necessário providenciávamos o deslocamento do paciente de ambulância para o município de Rio Claro. Desde 2012, com médico 24 horas, não há mais necessidade”, explica o prefeito Ildebran Prata.
Diariamente, são atendidos cerca de 140 pacientes no Setor de Urgência e Emergência da UBS. Para garantir o atendimento 24 horas, foram contratados mais profissionais como médico, enfermeiro, recepcionista e motorista. Além disso, para reforçar o atendimento 24 horas, a Prefeitura também investiu na implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), cujo socorro é feito depois de chamada gratuita para o telefone 192 e tem como principal característica a rapidez do atendimento.

A UBS oferece ainda consultas com agendamento prévio de diversas especialidades, entre elas: cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, ginecologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, urologia, vascular. No ano passado, 9.999 pacientes foram atendidos nas diversas especialidades, com um total de 6.500 pacientes cadastrados.
Dentre os inúmeros investimentos em Saúde nos últimos anos, destaca-se a construção da Clínica de Fisioterapia com Hidroterapia, Posto de Coleta de Exames Laboratoriais e Posto de Medicamento, localizada em anexo à Unidade Mista de Saúde de Ipeúna (UMS). A principal novidade é a construção de uma piscina coberta e aquecida para hidroterapia na Clínica de Fisioterapia. “Com este recurso, a Prefeitura ampliou a qualidade do atendimento, disponibilizando aos usuários do SUS um serviço disponível somente na rede particular de municípios vizinhos”, afirma o prefeito Ildebran.

A Fisioterapia dispõe ainda de salões de mecanoterapia (exercícios), boxes para a realização de procedimentos individuais, vestiários, sala para exame médico, sala para atendimento em grupo, sala turbilhão, copa, banheiros, entre outras dependências. Segundo levantamento do Setor de Fisioterapia, 6.425 procedimentos foram realizados.

Já o Posto de Coleta de Exames Laboratoriais conta com boxes individuais para coleta de exames, além de área específica para coleta de exames especiais e para coleta infantil, sala de acondicionamento de coletas, área para café, banheiros. Um dos diferenciais do Posto de Coleta são a entrada e saída de pacientes independentes na área de coleta, a fim de evitar contaminação cruzada. As novas instalações permitiram ampliar de 1.500 para aproximadamente 2.100 coletas por mês. No ano passado, foram gastos R$ 98.645,55.
O Posto de Medicamentos dispõe de sala para farmacêutico e salas para dispensação de medicamentos sem restrições e sala para medicamentos controlados, espaço que favorece um melhor armazenamento dos medicamentos, além de um atendimento mais humanizado, ou seja, um foco maior no paciente. Diariamente, dezenas de usuários do Sistema Municipal de Saúde, retiram medicamentos de laboratório e também manipulados, conforme os programas dos governos municipal e estadual.

A Unidade também oferece avançados serviços de ultrassonografia, que atende multi-especialidades, sendo utilizado para exames ginecológicos, abdômen, urológicos, renais, mamas, vasculares, além dos exames obstétricos 3D e 4D, garantindo às gestantes o direito de exames ao longo da gestação, atendendo às indicações médicas. De acordo com o secretário de Saúde Diego Heron Pinheiro, em 2014, o município investiu R$ 47.560,00 na realização de exames de ultrassonografia.
Por meio da UBS, os pacientes também contam com o Ambulatório de Dermatologia, que além de agilizar o tratamento clínico também permite que sejam realizadas cirurgias no próprio município, eliminando o deslocamento para as cidades vizinhas. “Antes da implantação do Ambulatório todo procedimento cirúrgico tinha de ser realizado fora, atualmente, temos condições de atender mais de 90% dos casos no município. Outro fator ao qual temos dado ênfase é a prevenção ao câncer de pele”, explica o secretário de Saúde. A UBS conta ainda com serviços de radiologia.
Outro serviço disponível na rede municipal é o de transporte. De acordo com levantamento da Secretaria da Saúde, em 2014, foram realizadas, em média, 450 viagens por mês transportando cerca de 1.820 pacientes para cidades da região. Segundo a coordenadora do Setor de Transportes da Saúde Cleusa Campanholo, a área de cobertura inclui 18 cidades: Americana, Américo Brasiliense, Araras, Bauru, Botucatu, Campinas, Charqueada, Iracemápolis, Jaú, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Gertrudes, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.
O transporte gratuito é oferecido a todos os pacientes que necessitam de atendimento em cidades da região, atendimentos de urgência/emergência e, também, consultas, exames e procedimentos pré-agendados na Unidade Mista de Saúde (UMS) residentes tanto na região urbana, quanto na zona rural do município, com 18 veículos no Setor. “Os avanços até aqui foram muitos, mas sabemos que ainda há muito a ser feito; por isso, estamos empenhados em continuar trabalhando forte na promoção da qualidade de vida de nossa gente”, afirma o prefeito Ildebran Prata.