Prefeitura promove descarte ecologicamente correto de lâmpadas
Publicado em: 24 de abril de 2015
Preocupada em gerenciar adequadamente os diversos tipos de resíduos produzidos no município, a Prefeitura de Ipeúna enviou na quinta-feira (23), aproximadamente 2.667 lâmpadas de várias potências e formatos para descontaminação e descarte final na Bulbless Reciclagem de Lâmpadas, localizada no município de São José dos Campos.
De acordo com o técnico Miguel Carlos de Lima, da Vigilância Sanitária de Ipeúna, as lâmpadas fluorescentes são altamente prejudiciais ao meio ambiente pelo elevado poder tóxico de substâncias como o mercúrio. “O descarte inadequado desses materiais pode contaminar desde nascentes de rios, lençóis freáticos até penetrar na cadeia alimentar, provocando danos irreparáveis”, comenta.
Ele comenta ainda que a falta de critérios na quebra das lâmpadas fluorescentes é uma das mais nocivas agressões ao meio ambiente e à saúde pública, já que a maioria das pessoas, por falta de informação, ainda joga lâmpadas fluorescentes no lixo comum.
Vilson Terto, da Bulbless, explica que a empresa utiliza um sistema moderno e inovador para a descontaminação de lâmpadas fluorescentes. “No processo, todos os componentes são separados e armazenados com segurança, possibilitando a reciclagem de seus resíduos”. Ele ressalta ainda que no Brasil são comercializadas anualmente, mais de 200 milhões de lâmpadas, das quais apenas 6% são descartadas de forma correta.
As lâmpadas enviadas para descarte foram utilizadas nos prédios da Prefeitura e também coletadas junto à população. O técnico da Vigilância orienta a população para que encaminhe as lâmpadas inutilizadas para o ecoponto, instalado no bairro Portal dos Nobres, ou para o Paço Municipal, na Rua 1 nº 275, para o descarte adequado. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 3576.9000.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ipeúna - via e-mail.
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email