Recesso na rede municipal começa na próxima semana
Publicado em: 26 de junho de 2015
Alunos da rede municipal de ensino de Rio Claro entram em recesso escolar a partir da próxima quarta-feira (1º). As chamadas “férias de julho” seguem até o próximo dia 20, quando todos os alunos retornam para o semestre final do ano letivo. Já os educadores retomam as atividades no dia 15, quando farão o Conselho de Classe e, nos dias 16 e 17, r eplanejamento.
Contudo, as unidades de Educação Infantil terão um calendário diferenciado. De acordo com a Secretaria de Educação, as crianças que frequentam o período integral nas escolas Ildebran Prata e Maria Luisa Prata serão atendidas normalmente. “Somente as crianças que frequentam meio período estarão em recesso”, explica a supervisora de Ensino Cleide Barbugian Borges.
A coordenadora pedagógica Jeane Magrini Callegaro, da EMEIEF “Ildebran Prata”, explica que para esse período estão sendo programadas atividades diferenciadas para serem aplicadas às crianças. “Estamos programando piquenique, cineminha, circuito com brincadeiras, ou seja, atividades mais lúdicas para esse período”, explica.
Para marcar o início do recesso escolar, a Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) levará seus alunos para um piquenique na Praça Central, na terça-feira (30). “O objetivo é promover um momento de descontração e confraternização com os alunos”, explica a coordenadora pedagógica Maria Carolina Pereira. Além disso, os alunos dos 5º anos da EMTI e da EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” participaram da formatura do Proerd, na quinta-feira (25), no Anfiteatro Municipal. Cerca de 110 alunos matriculados em ambas as escolas passaram pela capacitação.
O que é o Proerd?
O Proerd foi criado nos Estados Unidos e trazido para o Brasil em 1992. Trata-se de um programa preventivo e estratégico voltado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que mostra os efeitos das drogas e ensina as habilidades necessárias e motivação para manter-se afastadas das drogas.
O Proerd é aplicado pela Polícia Militar em parceria nas escolas, durante 10 semanas, com uma aula por semana ao longo do semestre. Os instrutores são policiais militares fardados que, acompanhados pelos professores das turmas, passam lições que objetivam o desenvolvimento da autoestima, cidadania e civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ipeúna, via e-mail
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email