Escola desenvolve projetos de conscientização ambiental
Publicado em: 06 de maio de 2016
A Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI), preocupada com a responsabilidade socioambiental, investe constantemente em ações sustentáveis. Por isso, desde o início do ano letivo, os alunos estão engajados em diversos projetos de preservação do meio ambiente, por meio da oficina de Atividades de Participação Social (APS). A informação é da vice-diretora Viviane Rossini.
Entre os projetos desenvolvidos, o de Reciclagem de Óleo Usado vem superando as expectativas. “A campanha vem sendo um sucesso. Só no primeiro bimestre conseguimos encaminhar para o descarte correto 93 litros de óleo usado; e, já temos mais óleo para o descarte”, comemora. “Estamos muito satisfeitos com a quantidade, porém, mais importante do que isso é a conscientização dos benefícios da reciclagem ao meio ambiente, não só pelos alunos, mas por toda a população que vem colaborando conosco”.
Outro projeto em andamento é o de arrecadação de latinhas de alumínio. Enquanto demoramos aproximadamente 15 minutos para consumir uma lata de refrigerante, esta mesma latinha leva de 200 a 500 anos para se decompor na natureza e cada tonelada de alumínio reciclado economiza 95% de energia e 5 toneladas de minério. “Esses dados foram levantados pelos alunos e compreendendo a necessidade de evitarmos o impacto na natureza, eles estão muito engajados, trazendo as latinhas, que são vendidas e o dinheiro arrecadado é revertido para os próprios alunos em brindes no final do ano letivo”.
A energia elétrica também está na mira dos alunos. O professores trabalham junto aos alunos a adoção de medidas simples que visam a redução da energia gasta na escola, por meio da conta de luz, com relação aos meses do ano passado. “Da mesma maneira a resposta deles é rápida e muito positiva”, comenta a vice-diretora.
Ela explica que todos os projetos foram trabalhados com os alunos em sala de aula antes da prática. “Eles recebem informações como o impacto das nossas atitudes na natureza e o que podemos fazer para reduzirmos esse impacto, de forma que compreendam a importância de mudarmos as nossas atitudes e contribuirmos para a preservação e melhoria do meio ambiente. E o que notamos é que as informações realmente ultrapassam os muros da escola, com base no retorno das famílias”, afirma.
A comunidade também pode levar os recipientes com óleo e latinhas de alumínio até a escola. O óleo deve ser selecionado em garrafas de plástico ou pet e entregue na Secretaria da EMTI, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30.
Fonte: http://ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1371:escola-desenvolve-projetos-de-conscientizacao-ambiental&catid=45:noticias-2016&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email