Campanha de combate ao Aedes aegypti continua neste sábado
Publicado em: 13 de maio de 2016
A Secretaria de Saúde, por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF), prossegue neste sábado (16), com a campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti” em Ipeúna. De acordo com a ESF, as agentes de saúde devem concluir a vistoria no Jardim dos Ipês, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, bem como mobilizar a população para evitar novas infestações.
Até o último dia 07, as agentes haviam visitado 1.995 residências, das quais 1.206 foram vistoriadas e 789 encontravam-se fechadas ou a entrada dos agentes não foi autorizada. A ação teve início em 5 de março se estenderá até 28 de maio, sempre aos sábados, em toda a cidade, numa parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Sucen.
De acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica, até o último dia 8, o município havia feito nove notificações de dengue, com dois casos confirmados e sete descartados. Desde o início do ano, Ipeúna não teve nenhum caso suspeito de chikungunya, zika vírus ou H1N1.
"Apesar disso, as pessoas precisam continuar atentas e eliminar qualquer forma de água parada em casa, como pratos de plantas, caixas de água abertas, pneus, mas também evitar jogar lixos nas ruas, pois até uma tampinha de garrafa com água pode ser abrigo para as larvas do mosquito", enfatiza Renata Abdalla Zani, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Ela ressalta que as altas temperaturas e as frequentes pancadas de chuva são uma combinação que favorece o aumento da população do mosquito Aedes Aegypti.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ipeúna via e-mail
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email