Vigilância vacina mais de 1.400 animais
Publicado em: 03 de outubro de 2016
Balanço final divulgado pela Secretaria de Saúde de Ipeúna, por meio do Setor de Vigilância Sanitária, indicou que 1.451 animais foram vacinados durante a Campanha Municipal de Vacinação contra Raiva realizada no período de 1º a 12 de agosto.
Neste ano, a Campanha vacinou 1.186 cães e 265 gatos. Com relação à última campanha, realizada em 2014, quando foram vacinados 1.312 animais, o aumento foi de 10,6%.
Para o secretário de Saúde Jordano Zanoni, a cobertura vacinal foi bastante satisfatória. “Tivemos uma resposta muito positiva por parte da população, que compreendendo a importância da imunização dos animais compareceu aos postos volantes ou recebeu nossas equipes nas propriedades rurais”, comemora o secretário. Ele comenta ainda que no ano passado, a campanha não foi realizada em Ipeúna por falta de vacinas. “O Estado, que é o responsável pelas vacinas, só destinou as doses para os municípios aonde havia registros da doença. Por isso, nossa intenção neste ano era vacinar o maior número possível de animais”.
Para a realização da Campanha, a Vigilância estabeleceu um cronograma que previu a instalação de postos volantes em pontos estratégicos do município, incluindo a zona rural, e contou com as equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica. De acordo com o técnico em Vigilância, Miguel de Lima, o cronograma teve por objetivo cobrir todo o município, de forma a facilitar o acesso à Campanha a todos os proprietários de animais de Ipeúna.
O número de animais vacinados demonstrou uma significativa elevação na população de animais no município, principalmente de cães. O aumento foi observado tanto na zona rural quanto no setor urbano. “Chegamos a vacinar mais de 20 cães em uma única propriedade rural por várias vezes. Também ficamos surpresos com a quantidade de animais vacinados na região central, que nos anos anteriores era o setor com a menor população animal”, ressaltou a veterinária Giane Barros.
O técnico da Vigilância ressalta ainda que proprietários de animais que não foram imunizados podem procurar a Casa da Agricultura para serem orientados sobre como proceder à vacinação dos animais. Miguel destaca ainda a importância da vacinação contra a raiva, “que é uma doença transmissível tanto para outros animais como para o homem”. A transmissão ocorre pelo contágio direto, como mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados.
Fonte em 03/10/2016 - http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1432:vigilancia-vacina-mais-de-1400-animais&catid=45:noticias-2016&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email