Acessa SP e Telecentro promovem inclusão digital
Publicado em: 09 de janeiro de 2017
Com o objetivo de promover a inclusão daqueles que não têm acesso à Internet, a Prefeitura disponibiliza o programa estadual Acessa São Paulo e o federal Telecentro Comunitário, que permitem o acesso livre e gratuito à internet e a interação com o Poder Público, por meio dos Portais Eletrônicos, disponibilizando serviços à população.
O Acessa São Paulo funciona diariamente, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e atrai diariamente dezenas de usuários. De acordo com o monitor Diego de Goes Conte, a procura pelos serviços do Acessa é grande. “Contudo, neste período de férias há uma queda no número de usuários. A maioria são jovens entre 12 e 18 anos, que utiliza o Acessa para realizar trabalhos escolares, acessar blogs ou redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, páginas de jogos, entre outros”, explica.
É o caso dos irmãos Oséias e Lucas, de 13 e 11 anos, respectivamente. Moradores do Altos de Ipeúna, os meninos vêm ao posto do Acessa sempre que os pais permitem. “Como não temos computador em casa, a gente vem aqui quando a nossa mãe deixa”, conta Oséias. O estudante afirma que gosta de acessar os sites de quadrinhos e jogos. Já Lucas gosta de assistir vídeos que ensinam o passo-a passo de carrinhos de controle remoto, jogos e também música. “Quando estamos estudando também a gente também vem aqui pra fazer pesquisas e trabalhos da escola”, afirma Lucas.
Os usuários do Acessa têm direito a utilizar os serviços do governo eletrônico, emissão de segunda via de contas de consumo, como água, luz, telefone e gás, resultados de exames laboratoriais, mensalidades escolares, currículos e boletos de pagamento de inscrição em concursos públicos, registrar boletim de ocorrência eletrônico, consultar e enviar e-mails.
“Além disso, o Acessa disponibiliza Minicursos online gratuitos em várias áreas”, explica Diego. Os minicursos são gratuitos e divididos entre três e cinco aulas. Cada aula não leva mais que 15 minutos, explica o monitor. Entre os temas disponíveis estão: cursos de idioma, como russo, italiano, inglês, francês, japonês, comissário de bordo, turismo receptivo, empreender no turismo, técnicas de textura em parede, alimente-se bem, como fazer uma horta, direitos do consumidor, como preparar um currículo, entre outros.
Os usuários cadastrados podem utilizar um dos cinco computadores do Acessa SP por uma hora. Passado esse período a senha expira, mas os usuários podem se utilizar do serviço mais de uma vez por dia. Acessos a sites de conteúdo impróprio são proibidos. “O Acessa SP é monitorado em tempo real pela Prodesp e se acontecer de um usuário entrar em uma página proibida, somos avisados e o acesso é bloqueado”, informa o monitor. Só no ano passado foram contabilizados 3.940 atendimentos até novembro, com uma média de 348 atendimentos por mês.
Já o Telecentro Comunitário instalado nas dependências da Biblioteca Municipal de Ipeúna também é uma opção para quem não tem acesso à internet. Equipado com computadores conectados à internet em banda larga e foi implantado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ipeúna e Governo Federal.
No local foi instalado um laboratório com dez computadores conectados à internet. Segundo Idajar Martins, responsável pelo Telecentro, os usuários podem realizar diversas atividades, como: pesquisas escolares, elaboração de currículos, consultar e enviar e-mails, jogos, salas de bate-papo, entre outros. Os usuários contam com o auxílio de dois monitores.
O estudante Isabela, de 13 anos, é frequentadora assídua do Telecentro. “Venho aqui sempre para fazer trabalhos e pesquisas da escola, acessar as redes sociais e também para ouvir música”, afirma.
Para utilizar o Telecentro é preciso cadastrar-se no Serviço, com a apresentação do documento de identidade (RG) ou (RA). Os usuários cadastrados podem utilizar um dos computadores do Telecentro por uma hora. Passado esse período a senha expira, mas os usuários podem se utilizar do serviço mais de uma vez por dia. Acessos a sites de conteúdo impróprio são proibidos.
Serviço:
Programa Acessa São Paulo Ipeúna Endere ço: Rua Luis Ortolan nº 698, no bairro Altos de Ipeúna
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telecentro Comunitário de Ipeúna Endereço: Av. 5 nº 408, no Centro (Biblioteca Municipal)
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h30 às 17h
Fonte: http://ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1534:acessa-sp-e-telecentro-promovem-inclusao-digital&catid=47:noticias-2017&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email