Alunos da rede municipal visitam Escola de Música
Publicado em: 23 de fevereiro de 2017
Os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) e da EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”, estiveram visitando a Escola Municipal de Música de Ipeúna na terça-feira (21).
O objetivo, segundo o diretor da Escola, Ricardo Abdalla Barros, foi permitir que as crianças conhecessem os instrumentos que vão poder aprender a tocar nas aulas de Música. Ambas as unidades de Educação Básica oferecem aulas gratuitas de Música.
A iniciativa, segundo o prefeito José Antonio de Campos, reafirma o compromisso da atual administração de investir na qualidade do ensino e na implementação de ações que resultem na melhoria das condições de aprendizado e bem-estar dos alunos matriculados na rede municipal. “Entendemos que a inclusão do ensino da Música é uma forma de promover o desenvolvimento cultural, além de ser um excelente instrumento de inclusão social”, comenta.
As aulas de Música fazem parte do dia a dia das crianças na EMTI por meio da Oficina de Música que acontece no contraturno das aulas regulares. Na EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”, os alunos tem aulas de Música por meio do Projeto Criança Ativa. A intenção é, além de ensinar a tocar diversos instrumentos, ampliar o conhecimento musical dos alunos, apresentando conceitos históricos em que os diversos ritmos estão inseridos.
Bateria/percussão, bombardino, flauta-doce, flauta transversal, clarineta, trombone, trompa, trompete, tuba e saxofone são as aulas disponíveis. De acordo com o diretor da Escola de Música, os alunos dos primeiros anos têm iniciação à musicalização com a flauta-doce e aprendem a ler as notas nas partituras. “Já os alunos dos 4º e 5º anos podem escolher entre os instrumentos disponíveis na Escola de Música o que mais lhe agradar para aprender. Caso eles tenham dificuldade ou não demonstrem muita afinidade, podem mudar de instrumento“, explica Ricardo.
Ele destaca a importância e os benefícios da música na vida dos alunos. “Com a música, os alunos aumentam o interesse em sala de aula. Além de estimular o autoconhecimento, a música contribui para a formação do aluno, desenvolve valores culturais e ainda faz bem para a auto-estima”, observa. Os alunos da EMTI farão as aulas na Escola de Música. Já os alunos da EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” farão as aulas na própria escola.
Fonte: http://ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1582:alunos-da-rede-municipal-visitam-escola-de-musica&catid=47:noticias-2017&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email