Caminhada e palestra do “Outubro Rosa” em Ipeúna
Publicado em: 24 de outubro de 2017
Cerca de 200 pessoas participaram do Outubro Rosa, no domingo (22), em Ipeúna. A ação, organizada pela Prefeitura de Ipeúna, por meio do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Saúde e a EPTV Campinas, teve como principal objetivo chamar a atenção sobre a prevenção ao câncer de mama.
Apesar da fina garoa logo no início do evento, os participantes não se intimidaram e por volta das 7h30 já estavam concentrados no Residencial Zilda Scaglia Dorta, aonde foram realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial. De acordo com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), aproximadamente 100 aferições de pressão arterial e 60 testes de glicemia foram feitos. Houve ainda, o sorteio de diversos brindes aos presentes.
Para o prefeito José Antonio de Campos a qualidade de vida da população é uma das prioridades de sua gestão administrativa. “Queremos contribuir para o bem-estar da nossa população e sabemos que ações de prevenção à Saúde são fundamentais, principalmente, quando o assunto é o câncer de mama, uma doença aonde os exames de prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para garantir a cura”, observou.
“Que este evento sirva para lembrar as mulheres sobre a importância e necessidade da prevenção e atenção diária à própria saúde”, reiterou a vice-prefeita e presidente do Fundo Social Doroti Zem Lopes. Também estiveram presentes ao evento os vereadores Maria Cristina Zamboni e João Vitor Margarido e os secretários de Saúde, Jordano Zanoni, e de Educação, Dirlaine Grella.
Ao final da realização dos exames, os participantes fizeram uma sessão de alongamento e teve início a caminhada em direção à região central. Com muita alegria, em clima de descontração, a multidão vestida de rosa percorreu as ruas centrais da cidade chamando a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma parada na Praça Moacir Bueno e o público participou de uma animada aula de zumba.
O ponto final da caminhada foi o Centro Comunitário, aonde os participantes foram recebidos e convidados a degustar um delicioso café da manhã. Uma palestra com o enfermeiro Willian Zanon Guidotti esclareceu as principais dúvidas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, que acomete não somente as mulheres, mas também os homens. Um concerto da Banda Musical Municipal de Ipeúna encerrou o evento.
MAMOGRAFIA – Um dos exames mais requisitados no diagnóstico da doença é a mamografia, um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. Por meio da Secretaria de Saúde, o município já viabilizou a realização de 218 exames desde o início do ano, sendo que para o mês de novembro 21 mamografias já estão agendadas. Segundo levantamento, do total de 239 exames, 142 referem-se a exame de rotina para pessoas até 49 anos e 97, são exames de rastreamento em pacientes com idade igual ou superior a 50 anos.
Fonte: http://www.ipeuna.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1802:caminhada-e-palestra-do-outubro-rosa-em-ipeuna&catid=47:noticias-2017&Itemid=37
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email