Seis cidades da região de Piracicaba (SP) voltaram a realizar festividades de carnaval este ano. As prefeituras tinham cancelado a festa no ano passado por falta de verba, mas optaram por parcerias com a iniciativa privada ou reduzir a programação para driblar a falta de recursos. Cinco cidades da região continuam sem carnaval este ano.
Entre as três maiores da região, Piracicaba, Limeira e Santa Bárbara d’Oeste realizam o carnaval apenas com atrações nos bairros e pontos turísticos da cidade.
Seis cidades da região cancelaram as festividades gratuitas de carnaval no ano passado por contenção de despesas, mas este ano voltaram a ter atrações:
Águas de São Pedro
Charqueada
Ipeúna
Rafard
Rio das Pedras
Santa Bárbara d’Oeste
Estância turística na região, em 2017, Águas de São Pedro realizou um carnaval voltado aos hóspedes dos hotéis da cidade, com atrações que aconteceram somente nos clubes com cobrança de ingresso. Este ano, no entanto, a prefeitura anunciou que voltou a realizar as festividades gratuitas.
A cidade terá apresentação de bandas no Centro e atrações para as crianças na Praça dos Rouxinóis, além de desfiles de blocos carnavalescos no domingo. Rio das Pedras e Charqueada também têm apresentações de bandas nas praças e matinê para as crianças, além de desfile de blocos nas ruas de Rio das Pedras.
Ipeúna voltou a ter programação com apresentações de uma banda musical na Praça Vicente Barbosa, Centro da cidade, entre sábado (10) e segunda-feira (12).
Rafard optou por dividir a programação com atrações gratuitas e pagas na cidade. Há eventos para idosos e crianças, além de apresentação de bateria sem cobrança de entrada, e shows nos clubes da cidade com venda de ingressos.
Santa Bárbara d’Oeste, que por três anos seguidos não realizava Carnaval por contenção de gastos, anunciou que realizará atrações gratuitas na praça central da cidade. A programação inclui shows com marchinhas e sambas-enredo tradicionais.
A cidade comemora 200 anos de existência este ano, e segundo a prefeitura, a ideia é realizar um evento “nostálgico” que lembre o auge do Carnaval de rua na cidade. O objetivo é que as famílias “pulem Carnaval” na praça central como antigamente.
Cinco cidades da região continuam sem as festividades este ano por falta de verba:
Engenheiro Coelho
Iracemápolis
Mombuca
Nova Odessa
Saltinho
Em Mombuca, a prefeitura cancelou as festividades no ano passado por uma crise política. O prefeito eleito, Marcos Poletti, teve a candidatura impugnada e novas eleições tiveram que ser realizadas na cidade.
Segundo a administração municipal, como a nova prefeita Maria Ruth Bellanga de Oliveira (PR) acabou de assumir a gestão, a cidade ainda passa por uma transição política e optou por não investir na festa.
A Prefeitura de Nova Odessa informou que a festa já não era realizada na cidade, mas por falta de verba, o Carnaval não será realizado este ano. Em Saltinho, desde o ano passado, a prefeitura optou por apenas realizar uma matinê no domingo (11) para as crianças. A programação deve se manter dessa forma até o final da atual gestão.
Iracemápolis também optou por realizar somente uma matinê para as crianças nos dias 11 e 13 de fevereiro. No início do ano passado, a prefeitura declarou calamidade pública após somar uma dívida de R$ 29 milhões.
Em Engenheiro Coelho, não haverá programação gratuita na cidade. Ela deve acontecer somente com festas particulares e cobrança de ingresso. Ipeúna não deve realizar nenhuma festividade durante o Carnaval por falta de verba, assim como no ano passado.
Com reflexos da crise econômica ainda no início do ano passado, muitas cidades da região realizaram o Carnaval, mas cortaram parte da programação ou optaram por festas modestas:
Capivari
Cosmópolis
Cordeirópolis
Elias Fausto
Limeira
Piracicaba
São Pedro
O Carnaval do ano passado em Piracicaba já foi realizado sem o desfile das escolas de samba, e no final de 2017, a prefeitura anunciou que a intenção é que os desfiles só sejam realizados novamente em 2020. Ao invés de subsídio, o evento vai premiar as escolas de samba em dinheiro, que poderá ser usada na edição seguinte para investir na apresentação dos desfiles.
Neste carnaval, a programação gratuita acontece no Largo dos Pescadores e no Engenho Central, com os blocos tradicionais da cidade.
São Pedro e Cordeirópolis foram as únicas cidades da região que, desde o ano passado, mantêm os desfiles de escolas de samba, além de atrações nas ruas da cidade. Cordeirópolis recebe ainda este ano, durante os desfiles, escolas de samba de outras cidades, como Limeira e Cosmópolis.
Desde o ano passado, Capivari fez uma parceria com a iniciativa privada para realizar as festas na praça central da cidade. As empresas promovem o carnaval gratuitamente na Praça Central com o apoio da prefeitura.
Limeira tem apresentações de escolas de samba durante a programação de carnaval, mas sem realizar desfile. A bateria de uma das escolas se apresentará nas ruas da cidade. Há também bailes, matinês, blocos e outras atrações em vários pontos de Limeira.