Parabéns Ipeúna! Cidade completou 54 anos de emancipação política administrativa
Publicado em: 25 de março de 2019
Nesta quinta-feira, dia 21, o município de Ipeúna, completou 54 anos de emancipação política administrativa.
O jovem e pequeno município, localizado na região de Rio Claro, está atualmente em pleno desenvolvimento, sem perder sua qualidade de vida um de seus principais atrativos.
A história de Ipeúna remonta ao ano de 1890, quando Vicente Barbosa, considerado o fundador, doou uma área de seis alqueires de terras, na região conhecida como Santa Cruz da Invernada, local onde se ergueu uma capela, cuja padroeira era Nossa Senhora da Conceição.
Foto: Internet
Foto: Internet
Foto: Internet
Logo os interessados tomaram posse da área doada e outros compraram terras ao redor desse patrimônio, originando-se assim os primeiros sinais de uma nova comunidade. Em 1894, o patrimônio é elevado a Distrito, cujo artigo 1º assim se expressava: “Fica criado com o nome de Santa Cruz da Boa Vista, um Distrito de Paz em Santa Cruz da Invernada, núcleo de população do Município de São João do Rio Claro”. Em 1897, criou-se o Distrito de Paz de Passa Cinco, gerando dessa forma a duplicidade de nome para o mesmo Distrito. O nome “Passa Cinco” originou-se do rio que banha a região, porque quem partisse da Cidade de São João do Rio Claro, com destino a Santa Cruz , tinha de atravessar cinco águas. A quinta e última a se transpor, ficou conhecida por Passa Cinco. Em 1906, por dispor de duplicidade de nomes, passou a denominar-se “Ipojuca”, que significa “água suja”, situação que prevaleceu até 1944, quando mudou para “Ipeúna”, significando “ ipê preto“.
Na área política administrativa o Distrito foi criado com a denominação de Santa Cruz da Boa Vista, pela lei nº 262, de 30-04- 1894, subordinado ao município de Rio Claro. Pela lei nº 1011, de 13-10-1906, altera a denominação do distrito de Santa Cruz da Boa Vista para Ipojuca.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Ipojuca (ex-Santa Cruz da Boa Vista), figura no município de Rio Claro. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944, o distrito de Ipojuca passou a denominarse Ipeúna. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Ipeúna (ex-Ipojuca), figura no município de Rio Claro. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Ipeúna, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Rio Claro. Sede no antigo distrito de Ipeúna. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-03-1965.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
A cidade é administrada pela primeira vez pelo prefeito José Antonio de Campos (PSD), que tem como vice-prefeita, Doroti Zem.
Fonte: https://www.oregionalonline.com.br/parabens-ipeuna-cidade-completou-54-anos-de-emancipacao-politica-administrativa/
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email